Governo firma acordo por investimentos responsáveis | A TARDE
Atarde > Economia

Governo firma acordo por investimentos responsáveis

Publicado terça-feira, 20 de setembro de 2011 às 12:46 h | Autor: Agência Estado

O governo federal e representantes dos fundos de pensão assinaram ontem à noite um acordo para incentivar os investimentos das fundações em empresas socialmente responsáveis. Com R$ 174 bilhões aplicados em ações, o objetivo é que os fundos evitem comprar papéis de companhias que tenham práticas ruins, como aquelas que empregam trabalho infantil ou outras que proíbem sindicatos e associações.

O acordo de cooperação foi assinado pelo ministro da Previdência Social, Garibaldi Alves Filho, e o presidente da Associação Brasileira das Entidades Fechadas de Previdência Complementar (Abrapp), José de Sousa Mendonça.

A proposta, segundo Garibaldi, dá sequência ao protocolo de intenções firmado entre seu ministério e a Organização Internacional do Trabalho (OIT) em junho deste ano e quer estimular investimentos com base em critérios de sustentabilidade.

O ministro da Previdência compareceu ao 32º Congresso Brasileiro de Fundos de Pensão para assinar o acordo. Dirigentes dos grandes fundos e dos bancos que fazem a gestão dos recursos dessas fundações estão no evento, que conta com 3,4 mil participantes.

Publicações relacionadas