ECONOMIA
Lula discute TV digital com emissoras semana que vem
Por Agencia Estado
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva vai receber na próxima semana dirigentes das emissoras de televisão para discutir a implantação da TV digital no Brasil. A informação foi dada esta tarde pelo ministro das Comunicações, Hélio Costa, que estava de saída do Ministério para participar de cerimônia, no Palácio do Planalto, de assinatura da Declaração de Chapultepec, em defesa da liberdade de imprensa na América. Segundo o ministro, o encontro deverá ocorrer no início da semana, já que na quarta-feira o presidente Lula viaja para Viena para participar da reunião de cúpula dos países da América Latina e Caribe com os da União Européia.
O Brasil ainda não anunciou sua decisão sobre que padrão de TV digital será usado no País. Esse anúncio, que já está atrasado três meses, a contar da data inicialmente definida pelo governo, de 10 de fevereiro, pode demorar ainda mais com a crise do gás, desencadeada pelas decisões do governo boliviano de nacionalizar suas reservas de petróleo e gás natural. "O que é mais grave deve ser tratado com prioridade. Acho que a situação da Bolívia realmente é preocupante e tem que, às vezes, desalojar um pouquinho as conversas que estamos tendo", afirmou Costa. Ele não quis prever quando será o anúncio, dizendo que é uma decisão do presidente Lula. Paralelamente, a Câmara dos Deputados vai promover um seminário, no dia 16 deste mês, para discutir o assunto.
Também será organizada para a próxima semana, com a ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, uma segunda rodada de conversas com fabricantes brasileiros de televisores e eletroeletrônicos para discutir a participação da indústria nacional na implantação da TV digital e no desenvolvimento de um parque de semicondutores digitais. Costa explicou que essas reuniões são para acertar detalhes com as empresas brasileiras interessadas em fazer entendimentos industriais e comerciais com indústrias internacionais que manifestaram interesse de atuar no Brasil, principalmente as japonesas.
O governo brasileiro assinou, no mês passado, um memorando de entendimento com o governo do Japão sobre o assunto. Além do padrão japonês, estão em estudo as tecnologias européia e americana. "O que nós estamos tentando fazer é colocar os empresários brasileiros e de fora em condições de discutir", afirmou Costa.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes