Milei diz que vai fechar o Banco Central 'mais cedo ou mais tarde' | A TARDE
Atarde > Economia

Milei diz que vai fechar o Banco Central 'mais cedo ou mais tarde'

A medida é uma das promessas de sua campanha

Publicado sexta-feira, 12 de janeiro de 2024 às 20:03 h | Autor: Da Redação
A inflação no país foi de 211,4% em 2023
A inflação no país foi de 211,4% em 2023 -

O presidente da Argentina, Javier Milei, voltou a dizer nesta quinta-feira, 11, em entrevista à rádio La Red, que vai fechar o Banco Central. A medida é uma das promessas de sua campanha.

O ultraliberal justificou que o país enfrenta "um processo de rearranjo de preços" e, por isso, haverá "um período de inflação com números horríveis". Além disso, Milei afirmou que pretende dolarizar a economia: "Mais cedo ou mais tarde, vou fechar o Banco Central".

Nesta quinta, o Instituto de Estatística e Censos (Indec) da Argentina informou que a inflação no país foi de 211,4% em 2023. Essa é a maior taxa anual desde a hiperinflação em 1990, quando os argentinos lidaram com uma alta superior a 1.300%.

Os resultados de dezembro de 2023 mostram que os preços para o consumidor subiram 25,5% no mês, contra 12,8% em novembro. A disparada é consequência de uma série de medidas do governo de Milei.

Antes de ele ser eleito presidente, o país já vinha enfrentando uma inflação muito alta. Em novembro, por exemplo, o índice acumulado no ano chegou a 148,2%.

Publicações relacionadas

MAIS LIDAS