ECONOMIA
Nova Varig quer que funcionários abram mão de direitos
Por Vitor Pamplona,Marcia Gomes
A nova direção da Varig se reuniu nesta segunda-feira, 21, com funcionários e ex-funcionários da empresa no Aeroporto Internacional de Salvador para apresentar o plano de reestruturação da companhia.
Lap Chan, sócio do fundo de investimentos americano Matlin Patterson, controlador da VarigLog, que adquiriu a Varig, participou do encontro, no qual foi anunciada a demissão de todos os 70 funcionários remanescentes da empresa no Estado das 109 pessoas que trabalhavam para a Varig na Bahia, 39 já haviam perdido o emprego desde o início da crise da companhia.
De acordo com o presidente do Sindicato Nacional dos Aeroviários na Bahia, Eduardo Freitas, os novos diretores da Varig propuseram aos trabalhadores que abram mão dos direitos trabalhistas, sob promessa de contratá-los depois, gradualmente.
A proposta é péssima e inaceitável. O sindicato não vai acatá-la, mesmo que isso custe a falência da Varig, declarou, por telefone, ao A Tarde On Line. Freitas disse ainda que funcionários da empresa em todo o País serão convocados a participar de plebiscito, nos dias 23 e 24 de agosto, sobre o plano de reestruturação.
Protesto - Após a reunião com a direção da Varig, funcionários da empresa realizaram uma manifestação no saguão do Aeroporto Internacional de Salvador. O protesto começou por volta das 17h e terminou às 19h. Antes da crise que culminou com a venda da companhia para a VarigLog, a Varig operava 22 vôos por dia em Salvador.
Atualmente, a companhia mantém apenas dois, para São Paulo e Recife. O encontro entre diretoria e funcionários em Salvador foi o segundo realizado pelos novos donos da empresa o primeiro ocorreu em Porto Alegre. Outras duas reuniões estão agendadas: em São Paulo e Rio de Janeiro.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes