Padronização para álcool deve sair até abril de 2007 | A TARDE
Atarde > Economia

Padronização para álcool deve sair até abril de 2007

Publicado quarta-feira, 06 de dezembro de 2006 às 19:32 h | Autor: Agência Estado

O primeiro material de referência para padronizar internacionalmente o álcool combustível, tanto o hidratado como o anidro, deve ser apresentado até abril de 2007, informou hoje o presidente do Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro), João Alziro Herz da Jornada. Ele participou, em Piracicaba (SP), da assinatura de convênio com entidades, entre elas o Centro de Tecnologia Canavieira (CTC), para o desenvolvimento desse projeto.



O material, desenvolvido pelo órgão ligado ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio e pelo National Institute of Standards and Technology (NIST), dos Estados Unidos, servirá como base para padronizar e viabilizar o comércio internacional do combustível renovável. “Se houver alguma dúvida sobre as características do combustível, elas devem acabar com esse material de referência, que pretende ser o padrão mundial”, explicou Jornada.



Segundo ele, o fato de o material ser desenvolvido pelo Brasil e pelos Estados Unidos, maiores produtores mundiais do combustível, torna automaticamente mais fácil a aceitação pelos futuros países compradores do etanol. “Várias negociações serão viabilizadas”, afirmou Jornada.



De acordo com o presidente do Inmetro, outras ações serão tomadas a partir da divulgação do primeiro material de referência, com padrões como quantidade de água, acidez, teor alcoólico, condutividade, quantidade de cobre e massa específica. “A intenção é utilizar esse material para persuadir outros institutos a seguirem o padrão, além de ampliar o escopo de características e treinar laboratórios e técnicos.”

Publicações relacionadas