PODER DE COMPRA
Setores ligados ao Dia das Mães devem crescer 5,4% no mês
Lojas de roupas e calçados, tradicionalmente as mais procuradas para a época, devem crescer 4,5%
O varejo baiano verá, em algumas semanas, a circulação aumentar devido à rocura por presentes para o Dia das Mães, principal data para o setor no 1º semestre. Além da maior movimentação, a tendência é que as vendas no Estado sejam positivas. Segundo projeção da Fecomércio-BA e CNC – Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo, os segmentos mais relacionados ao evento devem apontar crescimento médio ao longo do mês de 5,4% em comparação com o mesmo período do ano passado, ou R$ 241 milhões de reais.
De acordo com a Federação, os cinco segmentos escolhidos com alguma relação com o Dia das Mães devem apresentar aumento nas vendas. O setor que tradicionalmente é o mais procurado para presentear, o de Vestuário, Tecidos e Calçados, deve avançar 4,5% em relação a maio do ano passado. Diferentemente do que acontece com os Eletrodomésticos, o segmento de Vestuário deve subir sobre uma base mais alta, uma vez que em maio de 2022, houve crescimento de 21,8%.
O destaque, em termos de variação, vai para as Lojas de eletrodomésticos e eletrônicos, com projeção de crescimento de 7,3%. No entanto, segundo a Fecomércio-BA, esse resultado tem influência da base fraca de comparação. No ano passado, houve queda expressiva de 32,7%, tanto pelo excelente desempenho do setor em maio de 2021, quanto pelo impacto do aumento de juros.
Para muitos comerciantes, o Dia das Mães é o responsável pelo aumento sazonal nas vendas, ou seja, pelo maior volume de compras em maio. O resultado positivo estimado traz otimismo à economia regional. Além das condições econômicas dos consumidores estarem melhores, com aumento da renda real média, esperar aumento nas vendas significa pensar no aumento do efetivo de colaboradores para atender uma demanda maior.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes