ECONOMIA
Uso constante de máscara impulsiona mercado de beleza voltado para os olhos
Por Gisele Souza*

O uso de máscara como equipamento de proteção individual em meio à pandemia da Covid-19 e o fato de metade do rosto permanecer escondido durante boa parte do dia desviaram a atenção para o olhar das pessoas. A proteção, recomendada pelas autoridades de saúde, virou tendência e gerou impactos positivos no mercado de beleza dos olhos, que registrou aumento das vendas.
Para além dos serviços, que envolvem sobrancelhas e cílios, as vendas de produtos de maquiagem destinados aos olhos também obtiveram crescimento. Conforme a pesquisa norte-americana 1010data, em 2020 as vendas aumentaram 9% mês a mês no Brasil.
Os gastos do consumidor com o mercado da beleza também mudaram com a pandemia, e o foco na região do olhar pode ser descrito por meio de pesquisas. De acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC), o setor registrou crescimento de 36,7% de janeiro a maio de 2020, em relação ao mesmo período de 2019.
Efeito natural
Com a inclusão das máscaras no dia-a-dia da população, as mulheres apostaram na extensão de cílios, para destacar a região dos olhos. O alongamento causa um efeito natural dos cílios, que aparentam estar com maquiagem.

Após conhecer e realizar o procedimento com uma especialista, a fisioterapeuta Monique Rastele, de 30 anos, ficou apaixonada pela sensação de 'estar sempre maquiada' e, com o incentivo da mãe, resolveu se aprofundar na área por meio de um curso.
A divulgação nas redes sociais fez a empresa Cílios de Bonequinha ampliar a abrangência dos serviços, o que levou Monique a abrir um estúdio no Bonocô Center, em Salvador, consolidando o que seria uma renda extra como uma profissão já há quatro anos. Segundo ela, o procedimento com técnicas de fio a fio é apropriado para clientes que querem aderir aos cílios maiores, mas mantendo a naturalidade.
Embora os atendimentos tenham registrado queda no início da pandemia, em razão das restrições de funcionamento do comércio, logo começaram a surgir novas clientes, surpreendendo a empreendedora.
“A extensão de cílios é um serviço muito procurado por mulheres para irem em eventos, festas e datas comemorativas. Com o uso da máscara e sem ter como usar maquiagem, elas começaram a buscar pelo serviço, pois evidencia os olhos, dando efeito de maquiada e arrumada o tempo todo. Meus atendimentos estão crescendo cada vez mais”, enfatiza.
Uma das pessoas que não abrem mão da manutenção da extensão de cílios é a fisioterapeuta Thaís Mesquita, de 30 anos. Para ela, os cílios chamam a atenção e aumentam a autoestima. “Mesmo se você não estiver maquiada, mas com os cílios bonitos e bem arrumados, não tem como outra pessoa não se concentrar em você”, analisa.
A empresa também oferta cursos, que são bastante procurados em razão do alto índice do desemprego e pelas possibilidades de independência financeira.
Maquiagem e funcionalidades
Os produtos de maquiagem voltados para a região dos olhos, como lápis, máscaras de cílios, sombras, delineadores, corretivos e cílios postiços, que já eram bastante vendidos, obtiveram ainda mais saída com a pandemia.
Segundo a empresária Dernubia Santana, sócia-diretora da empresa Lilac Salvador, que fica nos Barris, houve um 'aumento significativo nas vendas desses produtos para a região dos olhos, por ser a área do rosto visível hoje, com a necessidade de utilização de máscaras de proteção', comenta.
Segundo ela, a vontade de ser dona do próprio negócio fez com que a empresa, voltada para a moda feminina, adicionasse linhas de maquiagens e cosméticos ao rol de produtos, em função da grande procura. Ampliando também as vendas, o estabelecimento começou a trabalhar com sistema delivery, além de proporcionar as vendas presenciais.
O Brasil é o quarto maior mercado de beleza e cuidados pessoais do mundo, como aponta a pesquisa Euromonitor International. O estudo reflete a constante busca pelos produtos por parte dos clientes, entre elas a consultora de vendas Ingrid dos Santos, de 23 anos, para quem os itens de maquiagem sempre foram indispensáveis na rotina, assim como a beleza dos cílios e sobrancelhas.
Ingrid afirma que, com a pandemia, os cuidados com o olhar foram intensificados. Atualmente, ela costuma ousar nos delineadores coloridos, máscaras de cílios e cílios postiços. “Tivemos que aprender a sorrir com os olhos, pois eles passaram a ser nosso cartão de visita”, ressalta.
Impacto na autoestima
“Com a chegada da pandemia e o uso de máscaras, eu comecei a me cuidar ainda mais”. Embora seja uma frase muito utilizada após a situação sanitária emergencial, é uma realidade de muitos, inclusive da gerente de vendas Mônica Brito. Como optou por não usar maquiagem, ela procura manter os designs das sobrancelhas feitos, além de ter aderido ao alongamento de cílios.
Limpeza, design e micropigmentação de sobrancelhas são fatores que impactam na autoestima das pessoas, de acordo com Lucineide Correia, fundadora da empresa Sobrancelha Mania, localizada em Periperi e que surgiu no final do segundo semestre de 2015.

A micropigmentadora conta que a empresa surgiu em razão do desafio de empreender, após pedido de demissão de uma empresa especialista em sobrancelhas, e para levar um serviço de qualidade para o Subúrbio de Salvador. Inicialmente, a empresa focava no design de sobrancelhas e depilação egípcia (feita com o auxílio de linha) mas, posteriormente, outros serviços de beleza foram agregados, passando a oferecer serviços mais amplos.
“A procura em 2020, no segundo semestre principalmente, foi bem surpreendente. Acredito que as pessoas estavam se sentindo enclausuradas e com a autoestima baixa. Então, na primeira oportunidade de abertura do comércio, muitas queriam se sentir mais bonitas”, completa ela.
*Sob supervisão da editora Thaís Seixas
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes