ECONOMIA
Wal-Mart terá loja de atacado na Bahia
Por JORNAL A TARDE
Danniela Silva
O grupo Wal-Mart resolveu acabar com o ar de mistério e divulgou ontem os detalhes sobre a abertura, em Salvador, da primeira unidade atacadista da rede no Nordeste. O Sams Club está sendo erguido ao lado do Hiper Bompreço Iguatemi, em uma área com cerca de 100 mil m². A nova loja ocupará 18 mil m², sendo 6 mil m² para a área de venda. A inauguração está prevista para outubro.
As obras iniciadas em janeiro último quebram um jejum de seis anos sem investimentos do grupo na Bahia. Somente essa primeira fase está garantindo trabalho temporário para 400 profissionais. Quando a loja estiver funcionando, serão gerados 200 empregos diretos. As contratações serão realizadas por meio de empresa terceirizada, ainda não definida.
A partir de maio, outros 50 postos de trabalho temporário serão criados com a contratação de promotoras de vendas para iniciar a captação de sócios para o clube atacadista. Queremos abrir o Sams Club com 30 mil sócios e, em três meses, alcançar 50 mil, afirma o vice-presidente de Assuntos Corporativos da rede, Wilson Mello Neto.
Para comprar no braço atacadista da rede Wal-Mart, os consumidores terão de pagar anuidade de R$ 30 (pessoa física) e R$ 35 (pessoa jurídica). Na primeira compra, o sócio pode recuperar esse investimento anual, garante a diretora de comunicação da rede Daniela de Fiori.
O único cartão de crédito que será aceito é o Hipercard, parceiro do grupo. No esforço de convencer o consumidor pelo preço, o vice-presidente garante que os sócios da nova unidade terão um lucro de 6% frente aos demais atacados e de 15% comparado ao varejo.
Quem quiser pesquisar os preços antes de efetuar as compras poderá fazê-lo por telefone. Uma central de atendimento informará preços, registrará encomendas e solicitações de entrega. Outro diferencial é que a loja oferecerá a opção para o consumidor que não deseja sair carregando as compras nas mãos pagar R$ 0,15 por uma sacola plástica (tamanho superior à tradicional). A receita decorrente dessa venda será destinada à Fundação Abrinq, diz Wilson Mello Neto.
CONCORRÊNCIA Diante das vantagens anunciadas, nem o próprio Bompreço sairá ileso da concorrência. Há a possibilidade do varejista migrar para o atacado e podemos perder alguns clientes do Hiper, mas o nosso objetivo é oferecer formatos de lojas que atendam os públicos distintos. No caso do Sams Club, o formato é voltado para a pessoa jurídica, explica Wilson Mello Neto.
Tanto é que o estacionamento prevê vagas para veículos com capacidade para transportar quantidades maiores de mercadorias, como pequenos caminhões. A unidade atacadista de Salvador, orçada em R$ 35 milhões, é a 16ª loja do grupo no País.
A vantagem de encher o carrinho em um atacadista é basicamente o preço, avalia a empresária do ramo de buffet, Norma Marques. Compro cerca de R$ 30 mil por mês em supermercados e há oito meses prefiro os preços do Makro, disse.
Consultor prevê competição acirrada
A abertura de mais um atacadista em Salvador, com atendimento para varejo (Sams Club), segue uma tendência nacional, observa o consultor varejista Raymundo Dantas. O atacado como atividade econômica tinha seu grande papel dentro da distribuição. Mas o acesso dos lojistas às fábricas foi facilitado com os avanços tecnológicos e o campo do atacado reduziu. Este se descaracterizou e hoje está muito próximo do varejo, comenta.
As mudanças exigiram redefinição de papel dos atacadistas. E um dos novos campos de atuação passou a ser o de agregar pequenos supermercadistas em um mesmo grupo, para ser abastecido por um único fornecedor. Exemplo disso, cita o consultor, é o atacadista Martins, que atende a rede Smart.
O Sams Club é uma outra linha de atuação. Funciona como um clube de sócios, que compram a preço de atacado, com o diferencial de que qualquer pessoa pode fazer parte. Raymundo Dantas acredita que o Sams Club praticará preços difíceis de serem superados pela concorrência.
A competição vai ser terrível, muito violenta. Vai balançar o mercado. Os concorrentes terão de oferecer outras vantagens, outros serviços para não competir com o preço. Mas para o consumidor será uma grande vantagem, avalia. O consultor define o momento como novo tempo para o varejo da Bahia. A tendência é o atacado se varejar, já que não pode virar indústria.
Fala povo - Você prefere comprar em lojas de atacado ou varejo?
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