ECONOMIA
Wall Street fecha em leve alta em início de semana chave
Nesta segunda, a Tesla foi a grande protagonista do pregão
Por AFP
A Bolsa de Valores de Nova York fechou com números ligeiramente positivos nesta segunda-feira (29), o início de uma semana crucial na qual o conselho de política monetária do Federal Reserve (Fed, o banco central americano) se reúne na terça e na quarta-feira.
O índice Dow Jones subiu 0,38%, para 38.386,09 pontos; enquanto o tecnológico Nasdaq avançou 0,35%, para 15.983,08 unidades; e o S&P 500, 0,32%, para 5.116,17 pontos.
Para Patrick O'Hare, do site Briefing.com, a semana passada foi boa para a Bolsa. De fato, foi a melhor semana para S&P 500 e Nasdaq desde novembro", destacou. O S&P 500 teve uma expansão semanal de 2,7%, o Nasdaq de 4,2% e o Dow Jones, 0,7%.
Nesta segunda, a Tesla foi a grande protagonista do pregão. A ação da companhia de carros elétricos disparou 15,31%, para 194,05 dólares, um máximo em dois meses, depois de perder 40% desde o início do ano.
Este crescimento acontece após uma viagem relâmpago de Elon Musk a Pequim no fim de semana, onde ele se reuniu com o primeiro-ministro, Li Qiang, e obteve luz verde das autoridades chinesas em matéria de segurança de dados.
Os modelos fabricados na China pela Tesla foram incluídos oficialmente na lista de veículos que cumprem os requisitos nacionais de segurança de dados. Isso representa a eliminação de um importante obstáculo normativo.
A Tesla também está perto de receber autorização das autoridades para utilizar sua tecnologia de condução assistida na China, graças a uma associação com a empresa local de internet Baidu para mapas e navegação, segundo a Bloomberg.
Apesar da forte concorrência de empresas chinesas como a BYD, os veículos Tesla estão entre os carros elétricos mais vendidos na China.
"Trata-se de um marco para Musk e também para Pequim, quando a Tesla enfrenta uma concorrência nacional maciça" na China e "uma demanda mais fraca", comentou Dan Ives, da Wedbush.
No plano macroeconômico, a semana ficará marcada pela reunião de política monetária do Fed, que, ao término dela na quarta-feira, publicará um comunicado sobre suas taxas de juros.
O mercado espera que as taxas se mantenham estáveis devido à persistência da inflação.
Na sexta-feira, serão divulgados os dados oficiais de emprego nos Estados Unidos para abril.
Esta semana também haverá a publicação de muitos resultados de empresas, como Amazon na terça-feira e Apple na quinta, ambos no fechamento dos mercados.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes