EDUCAÇÃO
A TARDE Educação promove Encontro de Articuladores em Salvador
Representantes dos municípios tiveram acesso à palestra da jornalista Cleidiana Ramos, uma dinâmica e sorteio
Representantes de municípios baianos estiveram reunidos em Salvador ontem, durante o Encontro de Articuladores 2022, uma das ações do A TARDE Educação. O programa, realizado pelo Grupo A TARDE desde 1996, tem a proposta de incentivar o aprendizado, a leitura e o senso crítico, por meio do uso do jornal, entre estudantes das redes públicas de ensino.
Com o tema ‘Ressignificando Saberes e Práticas como Garantia de uma Educação Inovadora’, o encontro foi realizado no auditório do Senai Dendezeiros, na Cidade Baixa, e pela manhã contou com a palestra da jornalista, doutora em Antropologia e responsável pela coluna ‘A TARDE Memória’, Cleidiana Ramos. Já na parte da tarde, os participantes tiveram acesso à dinâmica ‘A escola que encanta’ e a sorteio de brindes.
Cleidiana ressalta que foi possível discutir as mudanças das tecnologias da informação e da comunicação e como se adaptar a elas. “Foi uma conversa muito instrutiva. A gente falou de tecnologias e também de cibercultura, ou seja, como é que essas tecnologias estão adaptadas ás nossas redes de sociabilidade, o que elas têm modificado e impactado as relações, os desafios e as buscas de soluções ou de novas abordagens, que podem levar a um uso de forma mais qualificada”.
Além das ferramentas, a palestrante também destaca a evolução do público – no caso, os estudantes –, que tem cada vez mais acesso a estas tecnologias. “É uma geração que vem totalmente alfabetizada, então a gente tem o desafio não de ensinar o manejo mas, pelo contrário, de levá-los a refletir como se dá essa inserção e a relação com a produção de conteúdo para estas plataformas”.
Articulação com municípios
A coordenadora pedagógica do A TARDE Educação, Márcia Teixeira, explica que os articuladores são responsáveis pela organização do programa nos municípios, incluindo o convite aos professores, a preparação dos locais para a formação presencial e o envio de informações sobre os profissionais capacitados.
O encontro em Salvador funciona como uma contrapartida à contribuição deles, que são indicados pelos secretários e secretárias de Educação, mas atuam de forma voluntária. Márcia Teixeira destaca a importância do intercâmbio de experiências e informações sobre a educação e a realidade de cada região, promovida durante o evento.
“Eles trazem as experiências do que está acontecendo no município e há esse momento de troca. Cada município é diferente, tem suas peculiaridades e dificuldades, mas também suas vantagens e êxitos. Esse é o momento de compartilhar as melhores práticas daquilo que está sendo feito, de contar a história deles, o que está acontecendo na educação durante o ano”.
O último Encontro de Articuladores havia sido realizado em 2018, e a retomada presencial também foi afetada pela pandemia. Márcia Teixeira afirma que outros acontecimentos no país e no mundo também provocaram a mudança da data para agora.
“Na pandemia, eu fazia live, minicursos online e dialogava com eles, mas não dava para chamar para Salvador, já que estava todo mundo proibido de aglomerar e sair. Nós retornamos em junho e eu também retornei às viagens, mas a gente não conseguia agenda porque, mesmo com o fim do isolamento total, veio a situação política e, em seguida, a participação da seleção na Copa do Mundo”, lembra.
Resultados
Uma das participantes do Encontro de Articuladores 2022 foi Neurilene Martins, secretária de Educação de Camaçari, Região Metropolitana de Salvador. "Formar leitores e escritores hoje é um imperativo. É esse leitor desse mundo completamente atravessado pelas mídias e que requer de cada um de nós essa capacidade de fazer escolhas, de se posicionar. Nesse sentido, o projeto A TARDE na Educação nos oportuniza. A gente integrar essa comunidade municípios para repensar nossas praticas pedagogicas de modo que, tanto os nossos professores, quanto os estudantes, sejam protagonistas de histórias de educação que definam exatamente esse lugar. Eu quero destacar o leitor crítico, e o melhor leitor é aquele que escreve", destacou ela.
Nogma Brito, secretária de Educação do município de Itaberaba, localizado na região do Piemonte do Paraguaçu, próximo à Chapada Diamantina, enfatizou que os profissionais da cidade envolvidos com o A TARDE Educação já têm percebido resultados do projeto. “A gente já tem visto os frutos dentro da nossa rede municipal, com professores e alunos envolvidos neste movimento. Mais do que uma parceria, é a gente saber que o Grupo A TARDE está preocupado para além da sala de aula, a ponto de nos trazer para um evento dessa magnitude, para tratar de um assunto tão importante e real, que é essa educação inovadora. O município tem o prazer de dar continuidade a essa adesão e parceria, porque os frutos nós já estamos vendo e, certamente, já colheremos”, aposta.
Além de Camaçari e Itaberaba, participaram do encontro de ontem articuladores de Alagoinhas, Candeias, Madre de Deus, Porto Seguro, Salvador, Santo Estevão e São Francisco do Conde, e ainda representantes da rede estadual de ensino.
De acordo com o gestor de marketing do Grupo A TARDE, Eduardo Dute, o jornal é uma ferramenta que guarda a história do dia-a-dia e auxilia os alunos a entenderem o própio contexto em que vivem.
"Os professores são capacitados para ensinar os alunos a buscar essas informações nos jornais. O objetivo do A TARDE Educação é incentivar a leitura por meio de uma ferramenta como essa. Esse tipo de encontro nos propicia a troca de informações e a busca de conhecimento, que só leva as pessoas para frente. É a busca desse conhecimento que o Grupo A TARDE se orgulha de trazer para os alunos, professores, secretários de educação e governantes, para que possam levar a educação para seus munícipes".
O projeto
O A TARDE Educação é uma iniciativa pioneira do presidente de honra do Grupo, Renato Simões, com apoio do professor e ex-diretor Edivaldo Boaventura. Atualmente, é um dos dos mais experientes programas brasileiros, tendo recebido, em 2012, o prêmio internacional World Young Reader Prize. A premiação reconhece projetos que promovem a formação de leitores em todo o mundo.
Para saber mais ou aderir ao projeto, basta acessar o Portal A TARDE, na aba 'A TARDE Educação', ou visitr diretamente o endereço educacao.atarde.com.br.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro