EDUCAÇÃO
Capes aciona Polícia Federal para investigar clonagem de cartões de pesquisadores
Por Da Redação
A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), ligada ao Ministério da Educação (MEC), acionou a Polícia Federal para investigar a clonagem de cartões utilizados por pró-reitores e coordenadores de projetos de pós-graduação.
De acordo com o MEC, as irregularidades podem somar R$ 1,8 milhão em recursos utilizados na pesquisa científica no país e os valores estão sendo estornados pela bandeira dos cartões, sem prejuízo aos pesquisadores.
Ao todo, 188 cartões de coordenadores que participam do Programa Institucional de Internacionalização (PrInt) podem ter sido clonados para a realização de saques indevidos. As clonagens teriam ocorrido principalmente em ações de compra pela internet em sites fora do país.
Como medida de segurança, a Capes e o Banco do Brasil determinaram o bloqueio imediato da funcionalidade "uso no exterior" em todos os cartões. Medida que deve vigorar até que sejam implementados novos procedimentos de segurança, “a depender da bandeira do cartão e da investigação da Polícia Federal”.
“A Coordenação recomenda ainda que os beneficiários redobrem o cuidado durante o uso, não forneçam os dados do cartão a terceiros e façam um acompanhamento cuidadoso dos extratos de modo a identificar, com rapidez, possíveis fraudes”, destacou a Capes, em nota.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes