EDUCAÇÃO
SEC terá esquema especial para apoiar estudantes da rede estadual que farão provas do Enem
A secretária Rowenna Brito vai recepcionar os candidatos no Colégio Central da Bahia, no bairro de Nazaré
Por Everton Santos
Com mais de 113 mil estudantes da rede estadual inscritos para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), a Secretaria da Educação do Estado (SEC) organizará uma série de ações para apoiar esses jovens, durante os dias de prova, que ocorrerão neste domingo (3) e no dia 10 de novembro. O objetivo da iniciativa é garantir que todos os candidatos possam realizar as provas com tranquilidade e segurança, facilitando o acesso aos locais de exame e promovendo momentos de acolhimento e motivação. No total, a Bahia tem mais de 376 mil inscritos das redes pública e privada, no Exame deste ano.
Para promover um ambiente acolhedor, a SEC fará recepções em seis colégios da rede estadual, onde equipes distribuirão kits de apoio aos estudantes. O kit inclui itens como água, caneta e material motivacional, para que os alunos se sintam apoiados e tranquilos na hora do exame. A secretária da Educação, Rowenna Brito, estará presente, no domingo, no Colégio Estadual da Bahia Central, localizado no bairro de Nazaré, onde irá recepcionar os candidatos, entregar o kit e transmitir boas energias. A ideia é proporcionar um momento de leveza e descontração, para que os estudantes iniciem as provas com confiança e foco.
Além do Colégio Central, as equipes também estarão presentes nos colégios estaduais Professor Rômulo Almeida, no Imbui; e Edvaldo Brandão, em Cajazeiras; Luiz Viana, em Brotas; bem como no Centro Estadual de Educação, Inovação e Formação da Bahia Mãe Stella, no Cabula; e no Centro Estadual De Educação Profissional em Tecnologia Informação e Comunicação, no município de Lauro de Freitas.
No interior, para os inscritos que moram em áreas distantes dos centros urbanos, o Governo do Estado, em parceria com as prefeituras municipais, vai disponibilizar ônibus gratuitos. Esta ação, articulada pela SEC, busca atender os candidatos que enfrentariam dificuldades para chegar aos locais das provas. O transporte garantirá que todos cheguem com antecedência, evitando transtornos com o fechamento dos portões, previsto para às 13h.
Metrô
O metrô vai funcionar gratuitamente, tanto para os estudantes da rede pública como do ensino particular, em Salvador e Lauro de Freitas. Para embarcar no transporte metroviário sem pagar a tarifa, será necessário apresentar o comprovante de inscrição e documento de identidade com foto ao funcionário da concessionária.
Além disso, equipes da SEC estarão presentes nas principais estações de metrô de Salvador – Lapa, Tamburugy, Acesso Norte e Pirajá – para orientar os estudantes sobre a gratuidade no sistema metroviário, válida também para Lauro de Freitas. Esta ação, em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur), proporcionará acesso livre ao metrô para todos os participantes do Enem, garantindo uma opção de transporte rápida e sem custo, facilitando o deslocamento até os locais de prova.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes