Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > EMPREGOS & NEGÓCIOS
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

EMPREGOS & NEGÓCIOS

Datas comemorativas são oportunidades de fomentar os negócios

Por Sarah Cardoso*

21/02/2021 - 6:05 h
Hanna dá atenção especial para a logística da entrega | Foto: Raphael Müller | Ag. A TARDE
Hanna dá atenção especial para a logística da entrega | Foto: Raphael Müller | Ag. A TARDE -

No ano passado, a pandemia pegou a todos de surpresa. Negócios foram fechados, investimentos se retraíram e muitos planos foram por água abaixo. Agora, já com um ano de experiência com o isolamento, empresas estão se adaptando, convivendo com as restrições e alguns setores estão até crescendo. Nesse cenário, as datas sazonais se mostram como oportunidades de movimentar a economia e impulsionar os lucros.

A dinâmica do isolamento impõe mudanças até mesmo em como essas datas são vividas. Períodos que já convocam aglomerações, por excelência, como o Carnaval, acabaram se retraindo neste ano. Outras ocasiões, com maior flexibilidade, como Páscoa, Dia das Mães e Dia dos Namorados, podem se adaptar melhor às restrições e prometem impactar positivamente o mercado.

Segundo Luciana Buck, mestre em estratégia e coordenadora do curso de administração da Unifacs, aproveitar as datas comemorativas exige um esforço criativo dos empreendedores. “Não basta pensar nos produtos e serviços que ofereciam antes, mas, dentro do que já se tem de habilidade técnica, pensar o que pode ser feito de diferente, usando a sinergia da área produtiva para atender ao novo perfil de consumidor que está muito restrito, tanto em movimento quanto em orçamento”, aconselha.

Planejamento prévio

Para buscar um bom desempenho nas datas comemorativas, a preparação tem que começar bem antes do dia. A preparação para as datas envolve um cronograma prévio de divulgação especial para o momento e uma organização do processo produtivo, que deve estar munido e bem equipado para o aumento da demanda, tanto em matéria-prima quanto em logística.

“O empreendedor não pode ficar de fora das divulgações, principalmente nas redes sociais, para mostrar que está dentro daquele contexto, mas precisa se antecipar, não pode deixar para a última hora. Quando ele planeja com antecedência e começa a pincelar algumas divulgações para lembrar ao cliente que aquela data está chegando, isso vai começar a gerar a necessidade e a vontade de aquisição do produto ou serviço”, explica o analista orientador de negócios do Sebrae-BA, Wagner Gomes.

O e-commerce e marketplace Flores Online já inicia o trabalho para conhecimento de marca em torno de seis meses antes, sugerindo, por exemplo, em quais momentos da jornada do cliente a marca pode atuar. A ideia é que, quando o possível consumidor precise do produto, a empresa já seja lembrada como uma opção. Mas, para Lucas Buffo, diretor de tecnologia da informação da Flores Online, o trabalho de marketing não é suficiente se a empresa não estiver preparada para lidar com o aumento de vendas quando a data se aproximar.

“Não adianta nada se a gente não estiver preparado, se os nossos processos de logística, produção, compra, acompanhamento de pedido e toda a operação não estiverem preparados para absorver esse aumento de demanda, porque a data sazonal vende mais mesmo. Quem se preparou melhor, fez um trabalho de marca melhor, vai acabar aproveitando esse momento. Então a gente pode trazer um aumento de venda, mas tem que cuidar para que a operação acompanhe e seja suficiente para absorver o aumento de volume de vendas, mantendo a qualidade e a boa experiência do cliente”, afirma Buffo.

Limites da pandemia

Neste ano, é importante não só adaptar o produto ou serviço à data específica, como também às limitações da pandemia. O processo exige uma ampla pesquisa dos novos hábitos de consumo do público-alvo e criatividade para explorar novas oportunidades do mercado.

“É importantíssimo conhecer o público da empresa. Quando se conhece o público, o empreendedor consegue separar cada oportunidade que o cliente iria aproveitar. Ele precisa fazer com que a marca dialogue muito bem com o cliente. Muitas vezes, o tipo de negócio pode nem ter a ver com a data comemorativa ou período sazonal, mas, a depender da campanha de divulgação, ele pode gerar uma relação com o cliente”, afirma Wagner Gomes.

A empreendedora e confeiteira Hanna Cardoso prioriza a logística da entrega no serviço para se adaptar ao cenário de pandemia e recorre à pesquisa no processo de desenvolvimento de produtos para se conectar com as aspirações dos seus clientes. “Busco me preparar, ver quais são as tendências do mercado, o que tem de novidade, e faço embalagens adaptadas para a data comemorativa. No Dia das Mães, por exemplo, faço kits mais fofos, já no Dia dos Pais, colocamos cervejas, pães, sobremesas, sempre tentando agregar valor ao produto”, conta Hanna.

No caso do setor de turismo e hotelaria, um dos mais afetados pela pandemia, os novos serviços já são adaptados para as limitações impostas pelo isolamento e pelos novos hábitos dos viajantes. Por isso, Luciana Buck recomenda investir em experiências diferentes que contemplem o turista local. “O setor de turismo tem que focar nos pacotes nacionais, no turista interno, neste momento que as viagens de carro têm crescido. O turista brasileiro está visitando o Brasil. Esse é um movimento que pode ajudar a melhorar os indicadores da ocupação hoteleira”, diz a especialista.

Luciano Lopes, presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis – Bahia (Abih-BA), aponta a alta do dólar e a dificuldade de sair do país em voos internacionais como fatores que contribuem para o fortalecimento do turismo interno e já percebe um movimento dos hotéis para contemplar esse público.

“Neste momento de pandemia, tem muita promoção, muita divulgação, para fazer com que as pessoas venham para a cidade, pacotes diferenciados também, como, por exemplo, aqui em Salvador, incluir passeios na Baía de Todos-os-Santos, que tem sido uma das grandes procuras neste verão. As igrejas, os museus, os parques que a cidade tem, tudo isso faz com que as pessoas se sintam atraídas por Salvador e a hotelaria tem aproveitado para criar pacotes diversificados, com muitas experiências, para poder ampliar a divulgação”, diz Luciano.

Seja com pacotes especiais, produtos específicos, ou apenas estratégias de marketing para divulgação, o que vale é participar da data e marcar a presença da sua empresa naquele momento. Wagner Gomes destaca a importância das datas sazonais na conexão com o cliente. “Estar na atmosfera daquela data comemorativa, daquele período, seja verão, São João ou Natal, é importante, porque isso encanta, tem um valor cultural e emocional. Você gera uma identidade com aquele período. É importante gerar essa atmosfera para que o cliente se sinta acolhido”.

*Sob supervisão da editora Cassandra Barteló

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Cidadão Repórter

Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro

ACESSAR

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
Hanna dá atenção especial para a logística da entrega | Foto: Raphael Müller | Ag. A TARDE
Play

Programa Acredita busca facilitar empreendedorismo no país

Hanna dá atenção especial para a logística da entrega | Foto: Raphael Müller | Ag. A TARDE
Play

Empreendedoras negras revelam novos olhares sobre a beleza feminina

Hanna dá atenção especial para a logística da entrega | Foto: Raphael Müller | Ag. A TARDE
Play

Feira reúne pequenos negócios das cadeias produtivas do estado

Hanna dá atenção especial para a logística da entrega | Foto: Raphael Müller | Ag. A TARDE
Play

“Teremos um período de incerteza na aplicação das novas regras”, diz juiz

x

Assine nossa newsletter e receba conteúdos especiais sobre a Bahia

Selecione abaixo temas de sua preferência e receba notificações personalizadas

BAHIA BBB 2024 CULTURA ECONOMIA ENTRETENIMENTO ESPORTES MUNICÍPIOS MÚSICA O CARRASCO POLÍTICA