PLATAFORMA GRATUITA
Google lança nova ferramenta para digitalizar pequenos negócios
Projeto da gigante das buscas, em parceria com a startup Napps, vai atender, inicialmente, farmácias
Por Bianca Carneiro

Em meio aos desafios de se alavancar um negócio, contar com a ajuda de plataformas é cada vez mais importante para que os pequenos e médios empreendedores possam obter bons resultados nas vendas. Uma delas é o Google, que possui em seu escopo de produtos, uma série de ferramentas, muitas gratuitas, voltadas a contribuir com as empresas.
Nesta quinta-feira, 18, a empresa, em parceria com a startup Napp, lançou mais uma novidade na área: uma tecnologia que visa simplificar a digitalização de pequenos e médios negócios. Gratuita, a plataforma conecta os dados de estoque do sistema PDV dos lojistas às ferramentas do Google, entre elas, a área de dados (Perfil da Empresa), anúncios (Google Ads), chat com clientes (Business Messages) e a criação de um site para os negócios que ainda possuem.
O projeto foca inicialmente, até 2024, nos farmacistas. Segundo o co-CEO da Napp, Bruno Zenatte, a ferramenta já foi testada em 12 mil farmácias espalhadas pelo Brasil. Uma das funcionalidades do sistema é a disponibilização de uma base de dados de produtos farmacêuticos, com fotos, bulas e descrições que as empresas podem usar.
“Farmácia é um setor pouco digitalizado, 82% ainda não foi pro online, então vimos um grande potencial. Qualquer farmácia pode entrar e se cadastrar para utilizar essa nova plataforma”, ponderou Zenatte.
É possível aos consumidores que buscam pelos produtos farmacêuticos no Google receberem os resultados de forma geolocalizada. Além disso, os farmacistas serão notificados para a reposição de estoque, tendências de consumo e comparação de preços com concorrentes.
Conforme Newton Neto, diretor de parcerias do Google Brasil, a expectativa é de que, até 2024, 84 mil farmácias estejam usando o Napp. "Esperamos atender outros setores do varejo futuramente", afirmou.
Emergência digital
Em entrevista exclusiva ao Portal A TARDE, o especialista de negócios para pequenas e médias empresas do Google Brasil, Edson Sousa, chamou a atenção dos empreendedores, de modo geral, que ainda não marcaram presença no mundo digital. Para ele, este é o principal erro ao se pensar na divulgação do negócio.
“O maior erro, eu diria, é não estar no mundo digital. Para ajudar aos empreendedores, o Google, por exemplo, oferece o Google Meu Negócio, que funciona como o perfil de empresa no Google, tanto para aparecer na busca, quanto no Google Maps. E é a porta de entrada, assim, para qualquer empresa, seja pequena, média ou grande empresa”, explica.
Edson destaca, no entanto, que não basta apenas aparecer na busca. É preciso se certificar de que o cliente tem acesso às informações mais importantes do negócio. “Endereço, horário de funcionamento, telefone, site, mas também outras informações sobre o produto serviço que você vende. O que você presta? E a região atendida também”, enumera.
A falta de afinidade com o meio virtual pode ser um dos maiores entraves do comerciante. Mas segundo o especialista Edson, existem ferramentas intuitivas e que são fáceis de usar. Ele destaca ainda que o próprio Google oferta formações para capacitar o empreendedor, que deve ir além do que já conhece no digital.
Por isso, de qualquer maneira, para driblar possíveis gargalos, a saída mesmo é se capacitar. “ Faça cursos, vá se formando também para complementar o conhecimento, o Google e os parceiros conseguem ajudar também a utilizar melhor as ferramentas e a ideia para ter o melhor resultado para o objetivo de cada um. Cada empresa tem um objetivo, não é? E aí a campanha ela é desenhada para esse objetivo, então isso é o mais importante, seja, se for gerar mais ligações. Geral, orçamentos ou mesmo vender online numa loja virtual, por exemplo, no e-commerce”, pontua.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Siga nossas redes