EMPREGOS & NEGÓCIOS
Retomada de feiras setoriais gera oportunidade de negócios na Bahia
Quase 60 eventos empresariais estão programados para acontecer este ano no estado
Depois de uma tímida retomada no segundo semestre de 2022, Salvador e a Bahia voltam ao roteiro das feiras setoriais com mais força neste ano. De acordo com o site especializado Feiras do Brasil, que mapeia esse tipo de evento ao redor do País, até o momento, estima-se que o estado deva sediar 58 feiras em 2023, abarcando diversos segmentos.
As exposições geram oportunidade de novos negócios, parcerias empresariais e promovem o que há de mais novo no mercado –, além de movimentar a economia por onde passam.
Aqui na capital, o palco das maiores feiras é, sem dúvida nenhuma, o Centro de Convenções Salvador (CCS), no bairro Boca do Rio – inaugurado cerca de um mês antes da chegada da pandemia de Covid-19.
O espaço é administrado pelo grupo francês GL Events, que confirma seis grandes congressos no local em 2023 –, com a chance de outros eventos, ainda em negociação, serem anunciados em breve –, segundo a assessoria de imprensa.
Entre os programados estão Combate das Marcas (feira de carros), Yes ShowRoom (móveis e eletros), Feira Fest Moda e Fest Hair (moda e cabelo), Feira Moda Bahia, 12ª Superbahia (varejo de alimentos), e a 32ª Feira de Calçados (Bahiacal).
Existem dois tipos de feiras setoriais, as de empresas dedicadas ao consumidor final, chamadas de B2C - “Business to Consumer”; e as B2B – “Business to Business”, ou seja, negócios de empresas para empresas (revendedoras).
“A feira B2C é aberta ao público, no qual ele é o consumidor final. Já a feira B2B é um momento de aproximação e de encontro das empresas com os revendedores, é geralmente onde apresentam as novidades, a inovação do ano, e os novos produtos que chegarão no mercado”, explica Ludovic Moullin, diretor geral do Centro de Convenções Salvador.
Ele também fala sobre como as feiras setoriais são relevantes no cenário comercial e econômico da capital. “São importante para desenvolver o mercado local, porque essas feiras vêm sempre trazer inovação e novos produtos, elas criam sempre novos negócios e oportunidades. Os eventos possibilitam que novas marcas que desejam entrar no Nordeste, por exemplo, participem dessas feiras para apresentar e se conectar com o revendedor, entrando no mercado da cidade”.
Indo para a vigésima terceira edição, e realizado pela Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores na Bahia (Fenabrave) em parceria com a Soma Marketing, o Combate das Marcas é um feirão de carros novos que reúne as principais marcas e mais de 20 concessionárias em um grande showroom.
Este ano, o evento, gratuito e aberto ao público, acontece de 17 a 19 de março, com a expectativa de receber até dez mil visitantes, média de três mil por dia, segundo o organizador da feira, o empresário Leonardo Sahade.
Demanda reprimida
“A gente estima movimentar 72 milhões de reais no evento. A expectativa do setor é alta, até em função da demanda reprimida dos últimos anos, nos quais a feira não aconteceu devido à pandemia. Há também uma perspectiva positiva de estoque nas concessionárias, depois desse período operando com o estoque baixo, e não havendo carro para a pronta entrega, mas agora a linha de produção das montadoras já está se normalizando, então a gente acredita que até março praticamente todas marcas estejam com seu estoque (atualizado)”, conta.
Sahade ainda destaca que o Combate das Marcas, historicamente, representa 20% do volume total de carros emplacados na cidade durante o mês em que ele é realizado, o que demonstra sua grande força e impacto no setor.
Do tipo B2B, a Bahiacal, maior feira regional de calçados do Brasil, também acontece no CCS este ano. A primeira edição de 2023, referente às coleções outono/inverno, já ocorreu (nos dias 15 a 17 de janeiro), mas a segunda, para produtos das estações primavera\verão, está marcada para julho, entre os dias 23 e 25. O público estimado diariamente é de mil pessoas. A movimentação financeira de cada edição semestral é de R$ 60 milhões, segundo a Associação Baiana das Empresas de Representação de Calçados e Afins (Aberc).
“A feira impacta muito na economia de Salvador, já que um fluxo importante de empresários vêm à capital para participar da exposição. Não só a rede hoteleira, mas toda a atividade local de turismo e gastronomia se dinamiza e passa a ser melhor conhecida por todos os visitantes. Além disso, dirigentes de indústrias de todo o Brasil passam a considerar a possibilidade de implantar unidades fabris na Bahia após conhecer na feira as potencialidades do estado”, conta Roberto Sacramento, assessor da diretoria da Aberc.
Espaço para crescer
Do segmento de supermercados e varejo alimentício, a 12ª Superbahia será realizada em julho, de 11 a 13, no CCS, com a expectativa de público total girando entre 15 mil e 20 mil pessoas. Do tipo B2B, ela é a maior feira de varejo de alimentos do Nordeste e, na visão de Mauro Rocha, superintendente da Associação Bahiana de Supermercados (Abase), é a maior feira setorial do estado da Bahia.
“A gente está muito otimista para a feira deste ano. Contratamos um espaço maior em relação ao ano passado, e o CCS estará todo tomado pela Superbahia, estamos falando de uma feira com dez mil metros quadrados. A gente espera também gerar mais de R$ 350 milhões em negócios”, diz Rocha.
O superintendente acrescenta ainda que o setor de alimentos é muito forte e resiliente a crises, e, por isso, a feira tem uma dimensão tão grande e importante no estado.
“Na feira, também oferecemos cursos para treinar funcionários, então o pequeno empresário vai na Superbahia para melhorar a empresa dele, se capacitar, e também capacitar sua equipe, então ele tem uma visão completa do negócio dele no evento”.
A Feira Fest Moda e Fest Hair, prevista para acontecer entre 6 a 11 de abril, espera receber 1,2 mil pessoas por dia, e é destinada ao consumidor final de roupas e produtos de beleza e estética. Já a Feira Moda Bahia, do mesmo segmento, começa em 2 de julho e vai até o dia 8 do mesmo mês. Também aberta ao público, o evento espera receber seis mil pessoas diariamente.
A Yes ShowRoom, focada em móveis e eletros, está marcada no CCS para abril, dos dias 12 a 14. Esperando receber mil pessoas por dia, a feira é feita de empresas para empresas, e tem o objetivo de criar um ambiente qualificado para apresentação de inovações e tendências do setor moveleiro e de eletros do Brasil, com a participação de empresários, fabricantes e lojistas.
Apesar de estar crescendo muito, na visão de Ludovic Moullin, diretor geral do CCS, o mercado de feiras de Salvador ainda não é grande o suficiente. Ele espera que a cidade continue a se expandir e passe a receber cada vez mais eventos. “A gente (CCS) está conversando com várias feiras do Sul e de São Paulo para que elas desenvolvam versões regionais e venham para cá. Tem mercado para isso aqui no Nordeste, o nosso objetivo é que Salvador seja de fato a capital de negócios da região”.
*Sob a supervisão do jornalista Fábio Bittencourt
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes