ESPORTES
Argentino Mariano Trípodi já treina com o Vitória
Quando um atacante chega a uma equipe e é questionado sobre seu estilo de jogo, o normal é que ele responda: “Sou um jogador que busca sempre o gol”.
Não é o caso do argentino Mariano Trípodi, que acertou com o Vitória na última sexta, 22, e já começou a treinar nesta segunda-feira, 25. A primeira característica que ele fez questão de ressaltar é a sua força de vontade, típica dos nossos vizinhos e que, às vezes, falta aos brasileiros.
“Eu jogo sempre com raça, luto por todas as bolas”, destacou o jogador, contratado por indicação do próprio presidente Jorge Sampaio e com o aval do técnico Vágner Mancini.
Aos 21 anos, Trípodi teve poucas oportunidades de mostrar seu futebol. Foi destaque nas divisões de base do Boca Juniors, mas fez apenas uma partida oficial pelo time profissional. Partiu para a Alemanha com 19 anos e foi sub-utilizado no Colônia, onde passou um ano, mas só iniciou um jogo e entrou na etapa final em poucos.
No começo de 2008, foi contratado pelo Santos, junto com outros três estrangeiros: o colombiano Molina, o chileno Pinto e o equatoriano Quiñonez. Apesar de ter ganho a confiança de Leão, Trípodi nunca se destacou muito, a não ser pelo gol da classificação santista contra o Cúcuta, pela Libertadores.
Ele explica: “Quando estava com Leão, fiz as coisas certas e estava bem, mas chegou um novo treinador (Cuca) e ele trouxe outros jogadores do seu gosto”.
Por ironia, Cuca deu ótimas informações do argentino para Jorge Sampaio. “Ele me recomendou a contratação”. Então, por que não o estava utilizando? “Porque ele tinha Kléber Pereira, um dos melhores atacantes do Brasil”, simplificou o dirigente.
Muitos argentinos costumam vir para Salvador nas férias para aproveitar as praias, mas Trípodi não conhecia a cidade. Do Brasil, antes de ir jogar no Santos, só tinha visitado Florianópolis/SC.
Do Vitória, sabe pouquíssimo. Chutou errado que o Leão teria duelado com o River Plate na Libertadores de 2005, mas pelo menos sabia que o compatriota Gustavo Sand teve uma breve passagem pela Toca.
Nesta segunda-feira, apenas uma parte do elenco treinou, mas nesta terça, quando chega o treinador Vágner Mancini, os trabalhos voltam à sua normalidade. Para alívio geral, os problemas físicos estão diminuindo. Leandro Domingues e Marquinhos já inciaram os treinos físicos e poderão estar à disposição para o jogo de sábado, 30, no Barradão, diante do Ipatinga.
Marco Aurélio também já está liberado e a dupla de zaga titular, formada por Leonardo e Anderson Martins, cumpriu suspensão e estará de volta. Renan ainda faz tratamento no púbis e, dificilmente, entra em campo.