Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > ESPORTES
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

ENTREVISTA

Bebeto: “Hoje eu convocaria o Pedro para a Copa”

Tetra pela Seleção Brasileira e ídolo do Vitória esteve em Salvador nesta segunda-feira

Por Celso Lopez

02/08/2022 - 0:15 h
Ex-jogador ainda comentou sobre seu time do coração, o Vitória, e a possibilidade de classificação
Ex-jogador ainda comentou sobre seu time do coração, o Vitória, e a possibilidade de classificação -

Tetracampeão mundial pela Seleção Brasileira de futebol, o ex-atacante Bebeto veio a Salvador e participou ontem da exposição Memórias dos Nossos Craques, no Salvador Shopping. Em meio à agenda, um dos heróis da Copa de 1994 falou com exclusividade ao A TARDE sobre o Mundial do Catar, pressão em cima de Neymar e revelou que convocaria o centroavante Pedro, do Flamengo, para a Copa. O ex-jogador ainda comentou sobre seu time do coração, o Vitória, e a possibilidade de classificação, com críticas ao imediatismo no Brasil e à lentidão do árbitro de vídeo (VAR).

Se a Copa fosse hoje, qual seriam as três seleções favoritas ao título?

Eu acho que o Brasil, a Argentina e a Alemanha, mas a França também está no bolo. A Argentina é uma surpresa, mas o time encaixou e está bem, jogou contra a Itália agora e meteu 3 a 0 neles, brincando ainda. E olha que a equipe da Itália é muito forte, apesar de não estar vindo bem. Mesmo assim, a Argentina ganhou com autoridade.

A pré-temporada do Neymar foi muito boa, acha que finalmente ele pode ser um diferencial para o Brasil chegar ao hexacampeonato?

Nós temos que parar com isso de colocar toda a responsabilidade em cima do Neymar, a pressão sempre está em cima dele. Agora, ele tem que saber separar isso, ele é um jogador diferenciado, mas ninguém ganha nada sozinho. Se você não tiver um grupo forte, unido, é muito difícil conquistar algo. Mas eu acho que temos esse grupo e ele vai fazer a diferença. Com todo mundo se ajudando, a responsabilidade é de todos, a pressão não pode ser só em cima do Neymar.

Você acha que faltam craques na seleção e isso sobrecarrega o Neymar?

Eu acho que temos muitos meninos surgindo que realmente têm feito a diferença nos seus clubes. Claro que na seleção é diferente, mas eles já estão acostumados a jogar pela seleção, principalmente pela de base. Então temos tudo para isso (ganhar o hexa), temos grandes jogadores, não só o Neymar. Temos Vinícius Júnior, Rodrygo, Antony, Philippe Coutinho, se eu for citar aqui, vou falar todo mundo, porque são jogadores diferenciados, tem o Raphinha, o Gabriel Jesus. Temos muitos (jogadores) que podem fazer a diferença.

Você fazia dupla com o Romário, que dominava a área, você acha que falta isso na Seleção Brasileira de hoje? O Pedro, atacante do Flamengo, por exemplo, tem essas características e tem sido mais cotado.

Eu levaria o Pedro, porque a gente realmente não tem muitos desses caras de referência. E o Firmino também, ou já esqueceram dele? É um grande jogador também. Temos que contar com todos, e agora que podemos levar 26 jogadores, acho que vai abrir espaço para muitos aí. O Pedro é mais de referência mesmo, se tiver mais oportunidade, ele vai pegar ritmo de jogo e vai fazer o que ele sabe fazer, que é gol.

Claro que a Copa do Mundo é sempre um campeonato de tiro curto e a eliminação pode vir para qualquer um, mas sempre acabamos caindo para seleções europeias. Acha que essa falta de amistosos antes do Mundial atrapalha?

Seria bom podermos medir forças com essas seleções, mas é muito difícil achar uma que queira. Você vai marcar e a outra seleção não quer, não é todo mundo que quer jogar com o Brasil, por isso fica ainda mais difícil. Se a seleção pudesse medir forças contra eles, seria muito importante. Outro dia estava falando com o Juninho (coordenador de futebol da CBF) e ele comentou sobre: 'É muito difícil, Beto, você quer jogar, mas os caras não querem, e aí?'. É complicado. E eles também perdem por não medir forças contra a gente. Eles acham que não, mas perdem.

Você tem conseguido acompanhar o Vitória?

Se eu acompanho meu Vitória? Sempre. Acompanho sempre. O último jogo foi contra o ABC. Infelizmente eu acho que vai ficar muito difícil classificar, o Vitória tem que se estruturar, o que está acontecendo é uma má gestão, isso é claro, não tem jeito. O técnico (João Burse) entrou bem, mas tem que dar tempo para ele trabalhar, empatou três e ganhou três, né? Então tem que deixar ele trabalhar. Você não consegue formar um time se não tiver tempo, aqui no Brasil o imediatismo é sempre difícil por isso. Aí quando o time não ganha, a culpa é sempre do treinador, ele é demitido, e às vezes o problema nem é ele.

O que acha da ''moda'' dos treinadores estrangeiros no Brasil, acha que isso eleva o nível dos clubes daqui, ou não faz tanta diferença?

Eu acho que esse intercâmbio é sempre bom. Quantos brasileiros já foram treinar lá fora, né? E agora é a vez desses caras virem treinar aqui? Para nós é importante, mas aqui também temos grandes treinadores.

Qual sua opinião sobre a utilização árbitro de vídeo (VAR) no Brasil, de forma geral?

Eu só acho que as decisões demoram muito para serem tomadas, é impressionante. Claro que a ferramenta é importante, mas tem que ser algo muito mais rápido.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Cidadão Repórter

Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro

ACESSAR

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
Ex-jogador ainda comentou sobre seu time do coração, o Vitória, e a possibilidade de classificação
Play

A mão de Deus? Clube é eliminado da Copinha após levar gol de mão

Ex-jogador ainda comentou sobre seu time do coração, o Vitória, e a possibilidade de classificação
Play

Melhor treinador de 2024, Arthur Elias valoriza amistosos na Bahia: "Festa linda"

Ex-jogador ainda comentou sobre seu time do coração, o Vitória, e a possibilidade de classificação
Play

Esposa de Paquetá se defende após críticas a Salvador e má repercussão

Ex-jogador ainda comentou sobre seu time do coração, o Vitória, e a possibilidade de classificação
Play

Vinicius Jr compra relógio avaliado em R$ 2,3 milhões; veja detalhes

x

Assine nossa newsletter e receba conteúdos especiais sobre a Bahia

Selecione abaixo temas de sua preferência e receba notificações personalizadas

BAHIA BBB 2024 CULTURA ECONOMIA ENTRETENIMENTO ESPORTES MUNICÍPIOS MÚSICA O CARRASCO POLÍTICA