ELIMINATÓRIAS
Com mudanças, Seleção Brasileira recebe o Paraguai no Mineirão
Tite será obrigado a mexer na escalação e vai aproveitar para testar peças
Por Celso Lopez*
Já na reta final das eliminatórias para a Copa do Mundo do Catar, que ocorrerá de novembro, o Brasil entrará em campo mais uma vez contra o Paraguai. A partida que ocorrerá nesta terça-feira, 1º, às 21h30, no Mineirão, será mais um teste para a Canarinho que já está classificada para o mundial. Com um jogo a menos e líder, o que mais importa agora é definir quais serão os 11 titulares e desempenhar um bom futebol.
A última partida da única pentacampeã do mundo foi um completo desastre. Wilmar Roldán expulsou o goleiro Alisson duas vezes e voltou atrás após ver o VAR, sem contar outros erros. Contudo, a arbitragem ruim não pode esconder o fraco jogo do Brasil. Sem Neymar e Paquetá, Coutinho foi o substituto no meio de campo para fazer o jogo rodar. Apesar de Tite ser muito criticado pela convocação do meia que não estava jogando bem há bastante tempo, foi dos pés de Philippe Coutinho que saiu o primeiro gol. Depois, o lateral-direito Émerson Royal, outra aposta de Adenor, foi expulso.
Outra pergunta que ainda não parece ter resposta é: o que fazer sem Neymar? A estrela brasileira lesionou o tornozelo em novembro do ano passado e ainda não voltou aos gramados. Desde o jogo contra a Colômbia, no dia 11 de novembro de 2021, o camisa 10 não atua pelo Brasil. Nesse tempo, a seleção de Tite atuou nos empates com a Argentina e com o Equador.
Testes de Adenor
O técnico da Seleção Brasileira deve ir ao jogo contra o Paraguai com muitas mudanças na escalação. A ideia de Tite é poupar Casemiro, Vinicius Júnior e Rodrygo, atletas do Real Madrid, por causa do compromisso do clube espanhol pela Copa do Rei, na próxima quinta. Éder Militão recebeu o terceiro amarelo na última partida e está suspenso, então foi liberado e voltou à Espanha.
“Nenhum acordo institucional existe. Existe bom senso só, eu tenho a capacidade de olhar calendários. Saber que dia joga um, que dia joga o outro. Saber que o PSG joga dia 5, Atlético dia 6, e o Real, dia 4. Eu tenho que ter bom senso, discernimento, ser compreensivo. Não dá para o cara jogar dia 1, dia 2 e dia 4 na Copa do Rei”, explicou o treinador.
Além de Éder Militão, Tite terá que fazer pelo menos mais duas substituições no time que irá a campo nesta noite. Émerson Royal foi expulso e Daniel Alves será o titular na lateral-direita. Já do lado esquerdo, Alex Sandro não irá para a partida. O lateral da Juventus foi diagnosticado com Covid-19 em teste feito no último domingo. Depois da quarentena em Belo Horizonte, o jogador voltará à Itália. Alex Telles assumirá a posição e atuará pela quinta vez com a amarelinha. Sobre todas as mudanças, Adenor comentou que dará oportunidades aos jovens.
“(Buscamos) Equilíbrio entre a parte mental e física, experiência e jovem. Estamos tendo tempo de oportunizar mais, diferente de 2016. Agora há esse tempo. Inclusive por que fizemos campanha que deu oportunidade para chegar dessa forma. Estamos deixando de lado o adversário? Não. Equilibrar tudo isso”, falou.
FICHA TÉCNICA:
Brasil x Paraguai - 16ª rodada das Eliminatórias da América do Sul
Local: Mineirão, em Belo Horizonte (MG), às 21h30
Árbitro: Facundo Tello (ARG)
Assistentes: Ezequiel Brailovsky e Maximiliano Del Yesso (ambos da ARG)
Brasil - Éderson; Daniel Alves, Marquinhos, Thiago Silva e Alex Telles; Fabinho, Lucas Paquetá e Philippe Coutinho; Raphinha, Vinícius Jr (Anthony) e Matheus Cunha. Técnico: Tite
Paraguai - Silva; Escobar, Rojas, Junior Alonso e Arzamendia; Sánchez, Ojeda e Matías Rojas; Almirón, Sanabria e Carlos González. Técnico: Guillermo
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes