Busca interna do iBahia
HOME > esportes > COPA 2 DE JULHO

COPA 2 DE JULHO

Diogo Rios destaca relevância do 2 de Julho: "A Copa serviu para isso"

Chefe de gabinete da Sudesb foi entrevistado pelo Isso é Bahia, da A TARDE FM

Lincoln Oriaj
Por Lincoln Oriaj
| Atualizada em
Diogo Rios no estúdio da A TARDE FM
Diogo Rios no estúdio da A TARDE FM -

No dia do lançamento oficial da Copa 2 de Julho, o programa Isso é Bahia, da rádio A TARDE FM, recebeu Diogo Rios, chefe de gabinete da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), órgão responsável pela realização da Copa 2 de Julho.

O executivo explicou a importância de levar para as cidades do interior um pouco da tradição desta data tão relevante para a Bahia.

Tudo sobre Copa 2 De Julho em primeira mão! Compartilhar no Whatsapp Entre no canal do WhatsApp.

“O 2 de Julho é uma data muito importante, mas a gente percebe que não é tão conhecida no interior do estado e a Copa serviu para isso. A gente conseguiu levar para lá um pouquinho do 2 de Julho, um pouco de quem é Maria Quitéria, a importância dos nossos heróis, a importância dessa data não só para a Bahia, mas para o Brasil. A gente fez uma homenagem à Maria Quitéria que se tornou nosso mascote. A arma da nossa Quiterinha não é a espada, é a bandeira do nosso estado e a bola no pé”, explicou Diogo.

Diogo revelou que a etapa regional, inaugurada no ano passado, era um sonho antigo do órgão. Para este ano, a competição bateu recorde de equipes participantes e contou com mais de seis mil atletas de mais de 200 municípios baianos.

“A gente iniciou essa incursão pelo interior com 96 clubes, e esse ano chegamos a 208, coincidindo com o bicentenário do 2 de Julho. Todos os 6.000 atletas da primeira fase regional tinham como pré-requisito para participar, que estivessem matriculados na rede estadual de ensino, seja pública ou privada, até março deste ano. Ou seja, a gente evitou a migração de jovens profissionais de outros estados para que a gente pudesse promover uma vitrine dos nossos jogadores”, detalhou ao Isso é Bahia.

Entre 2007 e 2013, a Copa 2 de Julho era realizada na categoria sub-17, mas a partir de 2015 (em 2014 não foi realizada), ela passou a ser sub-15. Atualmente, o torneio tem se consolidado como o maior da categoria no Brasil.

“A copa 2 de Julho se transformou não só na maior copa de base do país, mas na mais importante, porque está justamente naquela idade final antes do contrato profissional. O jovem só pode assinar contrato profissional aos 16 anos e a 2 de Julho é sub-15. Nessa etapa você consegue garimpar muita gente boa, como tem ocorrido na 2 de Julho, permitindo tornar-se um grande craque”, afirmou o executivo.

“O intuito da gente não é a revelação de atletas. A revelação é consequência e a gente aplaude essa consequência. Agora o nosso próximo desafio é o futebol feminino”, concluiu Diogo.

A entrevista completa com Diogo Reis está disponível no canal da A TARDE FM, no Youtube.

Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Compartilhar no Whatsapp Clique aqui

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

Tags

Copa 2 de julho divisão de base Sub-15

Relacionadas

Mais lidas