COPA DO MUNDO
Senegal supera o Equador e avança para as oitavas de final
Equipe africana voltou a avançar para a fase pela primeira vez desde 2002
Por Daniel Genonadio

Só a vitória interessava a Senegal, que teve um duelo decisivo nesta terça-feira, 29, contra o Equador. No duelo bastante equilibrado, os africanos superaram o adversário por 2 a 1 e voltaram a avançar para as oitavas de final da Copa do Mundo pela primeira vez desde 2002. O gol da classificação foi do zagueiro Koulibaly.
Senegal avançou na segunda posição do Grupo A, com 6 pontos conquistados, enquanto o Equador terminou uma posição atrás, com 4 pontos. O grupo foi liderado pela Holanda e teve o Equador como lanterna. O adversário de Senegal nas oitavas de final será decidido com a conclusão do Grupo B, ainda nesta terça.
O jogo
No primeiro tempo, Senegal foi mais propositivo, ficou mais tempo no campo de ataque e dominou, enquanto o Equador, que teve o empate como resultado necessário, ficou mais recuado. As melhores chances senegalesas saíram nos minutos iniciais, quando conseguiu pressionar e chegar perto da meta defendida por Galíndez.
Apesar de ter a bola, Senegal teve problemas para furar bloqueio defensivo do Equador na maior parte do primeiro tempo. Até que na reta final, Ismaila Sarr invadiu a área e foi derrubado por Hincapié. Pênalti marcado. Aos 44, o próprio Sarr deslocou o goleiro e abriu o placar.
Na volta para a segunda etapa, o Equador que tomou as rédeas do jogo e foi para cima em busca do seu gol. Conseguiu o empate aos 22, quando após cobrança de escanteio e desvio no meio, Moisés Caicedo apareceu livre para empurrar para o gol.
Só que a resposta de Senegal foi imediata e três minutos depois, também na bola, voltou a marcar. No lance, após cobrança de falta, Valencia não conseguiu afastar com desvio e a bola sobrou limpa para Koulibaly, que finalizou no alto e marcou um belo gol.
Os minutos seguintes foram de um jogo aberto, já que Senegal não recuou mesmo com a vantagem e também buscou o ataque. Somente perto dos acréscimos que o Equador foi de vez para cima, na base do desespero. A equipe sul-americana lançou bolas na área, esteve no ataque durante todo os acréscimos, mas não teve jeito, a vaga para as oitavas é de Senegal.
Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.
Participe também do nosso canal no WhatsApp.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Siga nossas redes