Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > ESPORTES
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email
09/10/2023 às 20:59 - há XX semanas | Autor: Da Redação

“DÊ CARTÃO VERMELHO AO RACISMO!”

Copa Loreta Valadares é lançada com a campanha contra o racismo

Competição de futebol feminino foi lançada nesta segunda-feira, 9

Evento de lançamento da Copa Loreta Valadares de futebol feminino
Evento de lançamento da Copa Loreta Valadares de futebol feminino -

Com ato de lançamento e sorteio de grupos na manhã desta segunda-feira, 9, no Estádio de Pituaçu, a segunda edição da Copa Loreta Valadares ganhou como reforço a campanha “Dê cartão vermelho ao racismo!”, que tem ações focadas nos estádios de futebol da Bahia.

“Queremos aproveitar este espaço de protagonismo e valorização das mulheres no futebol para defesa da luta pela erradicação dessa chaga que divide, exclui e discrimina uma parcela importante da sociedade. O contexto da Copa Loreta Valadares é favorável para essa mobilização que precisa ter a participação, o apoio de toda a sociedade e um alerta permanente em todos os ambientes”, afirmou a secretária Ângela Guimarães, titular da Secretaria de Promoção da Igualdade Racial (Sepromi), pasta responsável pela campanha.

As partidas do torneio feminino, uma iniciativa da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), iniciam-se no próximo dia 21(sábado), 9h, com jogos acontecendo nos estádios de Pituaçu e de Itinga (Lauro de Freitas) e no Centro de Treinamento do Vitória, no Barradão. O calendário de jogos segue até primeira quinzena de dezembro, sempre aos sábados.

O torneio feminino reúne um total de 25 equipes, sendo 17 da categoria adulta – quatro grupos de quatro equipes cada – e oito equipes sub-17 – dois grupos de quatro equipes. As atletas são de Salvador e de municípios da Região Metropolitana.

Para o diretor-geral da Sudesb, Vicente Neto, trazer a campanha “Dê cartão vermelho ao racismo” para uma competição como a Copa Loreta Valadares é oportuno e adequado, pois o torneio tem forte identidade com a luta das mulheres e a luta contra a desigualdade.

“A Copa Loreta Valadares foi criada para valorizar e fortalecer o futebol feminino. A militante de esquerda que dá o nome dessa copa, nossa companheira Loreta Valadares, foi uma mulher que enfrentou a ditadura com coragem e garra, sempre lutando por direitos iguais, pelas mulheres e por uma sociedade mais justa. Portanto, a campanha de combate ao racismo tem tudo a ver com este torneio feminino de futebol”, disse Vicente Neto, diretor-geral da Sudesb.

Ações previstas – Para a Copa Loreta Valadares, a campanha “Dê cartão vermelho ao racismo!” prevê ações como a instalação de faixas nos locais de jogos, distribuição de panfletos e ventarolas, além de ser pauta constate nas entrevistas e postagens de dirigentes, equipes e atletas.

Para realização da Copa Loreta Valadares, a Sudesb tem o apoio da Federação Bahiana de Futebol (FBF) e parceria para sua execução da Federação Baiana de Desportos de Participação (FBDP). Nesta edição, tem apoio técnico das dirigentes de futebol feminino e ex-jogadoras Dilma Mendes, Rosana Vigas, Rosane Oliveira, Laura Rodrigues e Lívia Ferreira.

Loreta Valadares – Loreta Kiefer Valadares nasceu em Porto Alegre (RS), em 1943. Feminista e ativista política que lutou contra a ditadura militar instalada no Brasil em 1964, mudou-se com a família para Salvador quando tinha seis anos. Na ditadura, foi presa política e exilada, retornando ao Brasil em 1980, momento em que se tornou professora de Ciência Política da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal da Bahia, cargo ocupado até sua aposentadoria.

A professora e militante Loreta faleceu em 2004, após uma árdua luta de séria cardiopatia adquirida em decorrência da tortura sofrida à época do regime militar. Mas como legado de sua trajetória de 61 anos de existência, deixou uma importante contribuição ao movimento de mulheres e de luta para a conquista e garantia dos direitos humanos no país.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Cidadão Repórter

Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro

ACESSAR

Publicações Relacionadas

A tarde play
Evento de lançamento da Copa Loreta Valadares de futebol feminino
Play

Torcedor do Fluminense agride grávida após discussão; veja o vídeo

Evento de lançamento da Copa Loreta Valadares de futebol feminino
Play

Aos 21 anos, atacante decide abandonar o futebol: "Vida que segue"

Evento de lançamento da Copa Loreta Valadares de futebol feminino
Play

Osvaldo recebe alta médica e avisa: "Em breve estarei de volta"

Evento de lançamento da Copa Loreta Valadares de futebol feminino
Play

Ícaro Análises e Yuri Figueiredo apoiam Vitória durante AeroNêgo

x

Assine nossa newsletter e receba conteúdos especiais sobre a Bahia

Selecione abaixo temas de sua preferência e receba notificações personalizadas

BAHIA BBB 2024 CULTURA ECONOMIA ENTRETENIMENTO ESPORTES MUNICÍPIOS MÚSICA O CARRASCO POLÍTICA