INÍCIO DA 'ERA'
Diniz estreia pelo Brasil diante da Bolívia nas Eliminatórias
Treinador inicia sua trajetória na Canarinho, mas sem garantias de permanência
Por William Falcão

Quase nove meses depois da frustrante eliminação para a Croácia na Copa do Mundo do Qatar, a Seleção Brasileira volta a campo hoje em uma partida oficial para iniciar a nova era sob o comando do técnico Fernando Diniz, que pode ter seus dias contados já que o italiano Carlos Ancelotti tem acordo encaminhado para assumir o Brasil após a Copa América do próximo ano. O duelo de hoje será válido pela primeira rodada das Eliminatórias Sul-Americana contra a Bolívia, a partir das 21h45, no estádio Mangueirão, em Belém. A Seleção volta a jogar na capital paraense depois de quase 12 anos, quando derrotou a Argentina por 2 a 0.
Iniciar essa trajetória rumo ao hexa com uma vitória e, principalmente, com um bom futebol, é fundamental para resgatar o ânimo dos torcedores brasileiros. Um dos responsáveis para trazer essa alegria de volta é Diniz, que irá comandar seu primeiro jogo à frente do Brasil. Conhecido por ter times ousados, alegres e que jogam sempre pra frente e em busca do gol, o treinador brasileiro irá iniciar essa missão que tem como objetivo levar a Seleção Canarinho até o próximo Mundial e, quem sabe, permanecer como treinador da Amarelinha em caso de bons resultados e conquistar o título da Copa do Mundo para interromper o maior jejum da história da Seleção.
Outro que também é uma grande esperança deste novo momento do Brasil é o craque Neymar, que ainda não atuou nessa temporada, mas garante que está pronto para entrar em campo e dar um verdadeiro show. “Não é a primeira vez que venho convocado para a seleção dessa forma. Há alguns anos aconteceu a mesma coisa e joguei os 90 minutos. Se não me engano, foi contra a Colômbia, nos EUA. Me sinto bem, me sinto feliz, mas obviamente não estou 100% fisicamente. Mas a cabeça está boa, o corpo está bom”, afirmou atacante.
O camisa 10 da Amarelinha também rasgou elogios a Diniz e não escondeu a empolgação de ser comandado pelo novo técnico da equipe. “Sempre admirei muito o trabalho do Diniz. Por tudo que ele fez nos clubes, por tudo que os jogadores já falaram dele, meus amigos. É orgulho muito grande trabalhar com ele. É nosso comandante, vamos tentar fazer dar certo. Minha relação com ele é igual a que tive com outros treinadores. De muita afinidade, de muito respeito, de muitas conversas. O atleta tem que, sim, conversar com o treinador, para escutar o seu lado”, destacou Neymar.
Por fim, o jogador enalteceu o torcedor paraense que fez uma grande festa para recepcionar os atletas convocados e deve lotar o Mangueirão para fazer uma linda festa e incentivar o Brasil durante os 90 minutos contra os bolivianos. “O carinho é tão grande que é difícil de retribuir o que eles estão fazendo por nós, às vezes, não dá para chegar perto de todo mundo, para tirar foto com todo mundo, mas o máximo que eu consigo fazer, eu vou estar fazendo. É muito legal receber esse tipo de carinho, é bem gratificante, nos deixa muito feliz”, completou.
Treino
Com o apoio de aproximadamente cinco mil crianças, a Seleção encerrou ontem, no palco da partida, a preparação para o duelo de hoje à noite. Jovens de um projeto social do estado foram convidados para um passeio e em seguida surpreendidas ao descerem no estádio para acompanhar as atividades e ver de perto os principais craques do país.
A primeira parte do treinamento ontem foi fechada e em seguida a imprensa pode observar o treino onde Diniz esboçou uma equipe com nove jogadores remanescentes da última Copa do Mundo. Gabriel Magalhães e Renan Lodi devem ser os únicos atletas que não estiveram no Catar e irão ser titular no embate contra a Bolívia.
A formação foi testada nos três dias de treinos no Pará, e os jogadores já foram informados sobre o titular após uma reunião na concentração.
Pré-Olímpica
Em amistoso de preparação para o campeonato pré-olímpico, a Seleção Brasileira sub-23 sofreu um apagão dentro de campo e foi derrotada ontem para o Marrocos por 1 a 0. O gol foide El Ouahdi.
FICHA TÉCNICA:
Brasil x Bolívia - 1ª rodada das Eliminatórias Sul-Americanas
Local: Mangueirão, Belém-PA, às 21h45 (horário da Bahia)
Árbitro: Juan Gabriel Benítez (PAR)
Assistentes: Eduardo Cardozo e Milciades Saldivar (ambos do PAR)
Brasil - Ederson; Danilo, Marquinhos, Gabriel Magalhães e Renan Lodi; Casemiro, Bruno Guimarães e Neymar; Raphinha, Rodrygo e Richarlison. Técnico: Fernando Diniz
Bolívia - Guillermo Viscarra; Héctor Cuéllar, Carlos Roca e Jairo Quinteros; Medina, Luciano Ursino, Saucedo (Moreno), Miguelito; Víctor Ábrego (Jaume Cuéllar) e Marcelo Moreno. Técnico: Gustavo Costas
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes