DECISIVO
Cauly tem bom início no Bahia e vira 'peça-chave' de Paiva
Meia possui quatro gols e uma assistência em dez jogos
Por Rafael Tiago Nunes

O técnico do Bahia, o português Renato Paiva, recebeu uma ótima notícia ontem, a dois dias da estreia do Tricolor na Série A do Campeonato Brasileiro, quando encara o Red Bull Bragantino, às 18h30, no estádio Nabi Abi Chedid, o Nabizão, em Bragança Paulista. Recuperado de uma virose, o meia Cauly, de 27 anos, treinou normalmente com o elenco ontem e vai reforçar o time na primeira rodada do Brasileirão.
Outro que treinou normalmente foi Danilo Fernandes. O goleiro passou por uma por uma artroscopia, após sofrer uma lesão no ligamento cruzado anterior do joelho direito durante o triunfo por 2 a 1 sobre o Vasco, em duelo da 26ª rodada da última Série B, no final de agosto de 2022.
Diferentemente de Danilo, que no máximo vai figurar no banco de reservas no duelo em São Paulo, Cauly se tornou peça fundamental no esquema de Paiva desde que desembarcou na Cidade Tricolor.
E a importância do meia naturalizado búlgaro se prova nos números. Com exceção da fatídica partida contra o Sport Recife, em partida válida pela Copa do Nordeste, quando estreou na ‘fogueira’ – fez a primeira partida pelo clube com poucos dias de treino – e nada pôde fazer para impedir a goleada de 6 a 0, o meia tem desfilado bom futebol.
E ele provou em campo que o jogo contra o Sport foi uma situação à parte. E isso foi constatado na sequência dos jogos. Até o momento, incluindo a partida contra o Leão da Ilha, Cauly entrou em campo com a camisa do Bahia em dez oportunidades e alcançou bons números. Ao todo, foram quatro gols e uma assistência.
Porém, a versão ‘artilheira’ do meia foi anunciada logo em sua chegada, quando foi apresentado no dia 6 de fevereiro. “Eu sou um meio-campista técnico, que gosta de estar com a bola no pé, criar chances, participar e até mesmo achar espaço para finalizar, ser efetivo no último terço”, falou o jogador durante a coletiva de apresentação.
Com Cauly em campo, o Tricolor ganhou cinco jogos, empatou três e perdeu dois. E os números do ‘búlgaro’ saltam ainda mais os olhos quando comparado com os concorrentes de posição. O meia Daniel, camisa 10, por exemplo fez 17 jogos na temporada e passou em branco em todos o duelos, ou seja, nada de gol ou assistência em 2023.
O argentino Lucas Mugni está um pouco melhor, ao menos mais efetivo. Em 17 embates, o jogador de 31 anos estufou as redes uma vez e ainda deu um passe direto pra gol.
O polivalente Jacaré, que já atuou de extremo, centroavante e agora está como ala direito, por exemplo, soma os mesmos quatro gols de Cauly, além de três assistências, mas precisou de 20 partidas para alcançar a marca.
Em número de gols, Cauly só está atrás dos atacantes Biel e Everaldo. O franzino ponta tem seis bolas na rede e seis assistências, enquanto o camisa 9 marcou nove vezes e ainda deu quatro passes pra gol.
Cauly é baiano de Porto Seguro, mas nunca havia atuado no futebol brasileiro. O meia foi revelado pelo Colônia, da Alemanha, onde estreou profissionalmente em 2014.
Em 2019, deixou o futebol alemão e foi para o Ludogorets, da Bulgária.
Tratamento
Enquanto Cauly e Danilo Fernandes voltam, o zagueiro Marcos Victor deu continuidade ao tratamento na fisioterapia. O defensor sofreu uma lesão ligamentar no joelho direito durante a final do Campeonato Baiano e segue sem previsão de volta.
No treinamento de ontem, Renato Paiva dividiu o elenco em duas equipes e comandou um treino tático com o intuito de aprimorar passes e progressão de jogadas no ataque. Por fim, o português comandou um trabalho técnico em campo reduzido. Antes, no auditório da Cidade Tricolor, os jogadores assistiram a um vídeo.
Hoje, o elenco tricolor fará a última atividade antes de viajar para Bragança Paulista.
E o português Renato Paiva, se assim optar, poderá entrar com um time inédito contra o Bragantino, já que terá o meia Thaciano à disposição, além do atacante Ademir. O zagueiro Victor Hugo chega hoje a Salvador e vai precisar de mais tempo para estrear pelo Tricolor de Aço.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes