BAIANÃO 2022
Com volta do público, Bahia recebe o Barcelona de Ilhéus
Com somente um triunfo em quatro partidas, Tricolor tenta recuperar tempo perdido no Estadual
Por Celso Lopez*
O Esquadrão de Aço tem vivido maus momentos na edição de 2022 do Campeonato Baiano. Assim como há dez anos, o início da equipe no Baianão é ruim. O retrospecto é de apenas uma vitória e três empates em quatro jogos, o que deixa a equipe no quinto lugar. Agora, no confronto contra o Barcelona de Ilhéus, pela quinta rodada do certame estadual, o Tricolor conta com a volta de sua torcida para tentar entrar na zona de classificação.
Dos males, o menor. Os três empates conquistados pelo Esquadrão garantiram a equipe perto do G4, que agora deve ser o foco do time da capital. Mas nem só de resultado vive o futebol, e o Bahia não tem demonstrado um dos fatores mais importantes, desempenho. Nas duas rodadas disputadas com o time principal – os dois primeiros jogos foram com a equipe de transição –, as atuações não convenceram.
Agora, o retorno do público à Arena Fonte Nova torna-se a arma mais relevante do time. Foi através do incentivo que o Esquadrão fez suas melhores performances no Campeonato Brasileiro de 2021, como no jogo contra o Grêmio, em confronto direto, que acabou em 3 a 0 para o Bahia. E se não for através da técnica, terá que ser através do 12º jogador, sua torcida. Os sócios-torcedores que irão comparecer à Fonte Nova serão os do grupo de Acesso Garantido.
Outros reforços que irão pintar no Tricolor Baiano serão o meia argentino Lucas Mugni e o lateral-direito Jonathan. O primeiro está recuperado de um incômodo muscular no músculo adutor da coxa, já o lateral voltou depois de ficar fora da última partida para realizar trabalhos de fortalecimento muscular.
O treino de terça-feira, 8, teve os retornos de Luiz Otávio e Patrick, ambos já estão recuperados da Covid-19 e treinaram normalmente. Os dois jogadores foram ausências importantes na última partida contra o Atlético de Alagoinhas, pela Copa do Nordeste. A tarde começou com Guto Ferreira passando um vídeo para os atletas, depois um tático no gramado e um aperfeiçoamento nas bolas paradas.
Soberania estadual
Nesta quarta, 9, o Bahia irá encarar a Onça Pintada pela primeira vez. O estreante na Série A do Campeonato Baiano de 2022 chegou como a surpresa da edição e já ocupa a terceira posição com 7 pontos, atrás de Jacuipense, que já tem 12 pontos e Bahia de Feira, com 10. O clube da capital não é favorito para o confronto, principalmente pela forma que vem atuando, mas se já é o segundo ano seguido que o Tricolor tem problemas no estadual, há algum tempo era bem diferente.
O Esquadrão é o segundo maior campeão estadual do Brasil com 48 troféus, atrás somente do ABC de Natal, que tem 53. A soberania no estado é tão grande que entre 1973 e 1979, o Bahia foi heptacampeão. No começo dos anos 2000, a história mudou um pouco. Com rebaixamentos e poucos títulos, o clube também passava por momentos ruins, mas isso foi superado na década de 2010. Depois desse ano, o time conquistou seis títulos, o último em 2020, as outras quatro conquistas do Baianão nessa época foram do principal rival, o Vitória.
Mais um adeus
Na tarde de terça, o volante Luizão e o Bahia acertaram a rescisão de contrato do jogador. Através de nota oficial, o clube anunciou que o término do contrato ocorreu por comum acordo.
O atleta chegou à equipe ano passado e atuou em seis oportunidades. Nessa temporada, Luizão entrou em campo somente uma vez durante o período em que o clube decidiu utilizar o time de transição para dar mais tempo aos titulares.
O volante é mais um dos atletas desligados recentemente do Tricolor, junto com ele já foram os zagueiros Guilherme Silva e Felipe Torres, o meia Jeferson Douglas e o atacante Thayllon.
Bahia x Barcelona - 5ª rodada do Campeonato Baiano
Local: Arena Fonte Nova, em Salvador (BA)
Quando: Quarta-feira, 9, às 19h15
Árbitro: Emerson Ricardo de Almeida
Assistentes: Alessandro Álvaro Rocha e Daniella Coutinho Pinto
Bahia - Danilo Fernandes; Jonathan (Borel), Ignácio, Luiz Otávio e Djalma; Patrick, Rezende (William Maranhão) e Daniel; Marco Antônio, Raí e Rodallega. Técnico: Guto Ferreira.
Barcelona - Djair; Miqueias, Max Marabá, Caíque e Arnold; Ramirez, Guga, Gianlucas e Vitinho; Kel Baiano e Almir. Técnico: Paulo Sales.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes