COPA
Inglaterra celebra renovação feita por Southgate
Semifinalista da Copa do Mundo após 28 anos, a Inglaterra celebra o trabalho realizado pelo técnico Gareth Southgate, caído em desgraça na seleção em sua época de jogador, mas que recuperou sua imagem ao liderar o English Team no mundial russo.
Vestindo seus elegantes trajes característicos, Southgate pode ser lembrado por outra coisa mais importante na Inglaterra, caso consiga tirar a Croácia do caminho para levar a seleção à final.
Sua escolha no comando da equipe, após demissão de Sam Allardyce por envolvimento em escândalo de corrupção em novembro de 2016, não tinha despertado maior entusiasmo na torcida.
Até então, Southgate só tinha treinado o Middlesbrough no ano em que o clube foi rebaixado à segunda divisão e teve passagem pela equipe Sub-21 da Inglaterra.
Essas eram suas únicas credenciais de apresentação diante do enorme desafio da liderar o campeão e inventor do esporte.
Mas a situação mudou durante a campanha inglesa na Copa do Mundo da Rússia-2018, especialmente após superar a Suécia por 2 a 0 para recolocar a Inglaterra na semifinal após 28 anos.
Cerca de 20 milhões de britânicos assistiram ao jogo. "SouthGreat" -Super Southgate-, destacou o tabloide The Sun ao comentar a partida no dia seguinte.
Tática e traje
A marca de roupas Marks & Spencer, que é responsável pela vestimenta oficial da seleção inglesa fora de campo, declarou no sábabo o "dia nacional do colete", em homenagem a Southgate.
Por outro lado, a empresa Sir Plus propôs patrocinar o técnico com seu modelito de maneira vitalícia. "Estou realmente impressionado pelo rendimento de Gareth Southgate. E por suas escolhas de vestimenta", declarou o diretor geral, Henry Hales, ao London Evening Standard.
Após o jogo contra a Suécia, a catedral de Exeter difundiu nas redes sociais um vídeo de seu organista tocando o hino não oficial da seleção (Football's Coming Home - o futebol está voltando para casa)", composta em 1996 para a Eurocopa organizada em solo inglês.
A música, que evoca o entusiasmo dos torcedores antes de cada competição, voltou a ganhar popularidade durante a Copa do Mundo da Rússia-2018.
'Gentleman'
Ex-zagueiro da seleção com carreira em vários clubes da Premier League, Southgate marcou a memória de muitos torcedores ingleses por ter perdido pênalti contra a Alemanha na Eurocopa-1996, tirando o anfitrião da final disputada em Wembley.
O fracasso já é passado. No Twitter, a hashtag #GarethSouthgateWould foi compartilhada milhares de vezes pelos usuários para destacar as qualidades do treinador.
O jornal Daily Mirror resumiu com precisão uma das chaves da popularidade crescente do treinador inglês em seu país: "Gary Southgate é um cavalheiro".
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro