EC.VITÓRIA
Ainda no Z-4, Vitória encara times do G-4 nas próximas rodadas
Por Rafael Teles
Já há dez rodadas consecutivas na zona de rebaixamento da Série B do Campeonato Brasileiro, o Vitória vai precisar dar continuidade ao plano de fuga do Z-4 em meio a uma dura sequência de jogos. Dos próximos quatro adversários do Rubro-Negro, três estão no grupo dos times que brigam pelo acesso para a primeira divisão: Coritiba (1º), Goiás (2º) e Botafogo (3º).
>>Com Siles e Samuel suspensos, Lopes testa opções para jogo contra o Coxa
>>Veja tabela de classificação e jogos da Série B
O Coxa, líder da Série B, visita o Vitória nesta quarta-feira, 22. Depois o time vai encarar o Londrina e ganha um “refresco”. Assim, bem entre aspas mesmo. Apesar de não estar no G-4, o Tubarão aparece no outro extremo da tabela e é rival direto do Leão na luta contra o rebaixamento.
Na sequência, a equipe treinada por Wagner Lopes volta para Salvador e recebe o Botafogo, atualmente terceiro colocado. Por fim, uma partida fora de casa contra o Goiás, atualmente vice-líder da segundona.
Depois do treino de segunda, 20, o capitão Wallace Reis falou sobre as pedreiras no caminho do Rubro-Negro e projetou que pensar “jogo a jogo” é o melhor remédio para sobreviver aos líderes do Campeonato nos próximos dias.
“Pensamento é jogar jogo a jogo e ir pontuando o máximo que pudermos. Consequentemente a gente vai galgando coisas melhores na competição. Não dá para pensar além disso. Por mais que sejam três jogos, a gente tem que pensar por etapa”, avaliou o zagueiro e capitão do time, que também trouxe números da equipe para levantar o moral.
“Nos últimos cinco jogos tivemos uma derrota, duas vitórias e dois empates. Um bom desempenho”, disse Wallace.
O problema é que, nas mesmas últimas cinco rodadas, o trio que briga pelo acesso e vai aparecer no caminho do Rubro-Negro teve campanha quase perfeita. O único a ser derrotado foi o Coritiba, que perdeu apenas uma e venceu as outras quatro. O Esmeraldino teve três vitórias e dois empates. E o Glorioso ganhou os cinco compromissos.
Por outro lado, nas cinco vezes em que enfrentou times do G-4 na atual edição da Série B, o Vitória ainda não deixou o campo derrotado. É bem verdade que o Rubro-Negro também só venceu uma vez, quando fez 3 a 1 no Brusque, ainda na quinta rodada. Mas os empates com Goiás (9ª rodada), Sampaio Corrêa (11ª rodada), Avaí (15ª rodada) e CRB (18ª rodada) fazem o Leão ter 47% de aproveitamento quando encara os primeiros colocados. Número bem superior aos 33% de desempenho na competição de forma geral.
Outra boa notícia é que a saída do Z-4 pode acontecer já na próxima rodada, que tem jogos entre nesta terça, quarta e quinta-feira. Com 24 pontos, o Vitória precisa vencer e torcer para que Vila Nova ou Ponte Preta percam seus jogos. Ambos somam 26 pontos e podem ser ultrapassados pelo Leão. O Vila joga nesta terça, às 21h30 contra o Confiança. Já a Macaca entra em campo na quarta-feira, às 21h30, contra o Operário-PR.
Reforço
A diretoria do Vitória foi até a Série C em busca de um reforço. Se trata do atacante Manoel, de 32 anos, que pertence ao Altos-PI e chega por empréstimo até o fim da Série B. Ele é vice-artilheiro da terceira divisão, com oito gols em 17 jogos.
Além da contratação, que ainda não foi oficializada, o Vitória também renovou o contrato de Eron. O centroavante de 23 anos agora tem vínculo com o clube até abril de 2023. Na atual temporada ele disputou 15 partidas e ainda não marcou nenhum gol.
A próxima chance para balançar as redes vai ser na quarta, quando ele deve ser titular contra o Coritiba, já que Samuel cumpre suspensão.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes