CAMPEONATO BAIANO
Por vaga, Vitória vai para sua terceira ‘final’ no Baiano
Após ter o pior início de estadual das últimas cinco temporadas, o Leão voltou, aos poucos, a rugir
Por Junior Almeida
Se tem uma coisa que o torcedor do Vitória não pode reclamar é quanto à falta de emoção ao acompanhar o time. Depois do acesso heroico à Série B do ano passado, a equipe tem a missão de conseguir se classificar para as semi do Baiano. Um desafio que começou sob o comando de João Burse, passou por Ricardo Amadeu, interino, e agora está nas mãos de Léo Condé, que estreia hoje à beira do campo.
Após ter o pior início de estadual das últimas cinco temporadas, o Leão voltou, aos poucos, a rugir. Semanas atrás, a estratégia era clara: restando quatro rodadas para o fim da primeira fase, cabia ao time vencer todos os jogos para conseguir uma reviravolta na tabela.
Metade dos confrontos já foram e o saldo foi positivo. Duas vitórias consecutivas pelo campeonato. Hoje, encara o Jacuipense, atual segundo colocado, no Barradão, em duelo que promete ser páreo duro.
No atual elenco, o novo treinador vai encontrar algumas caras conhecidas. Léo Gamalho, homem-gol da equipe, já trabalhou com o técnico quando atuava pelo Goiás. Lazaroni, lateral esquerdo, foi comandado por Léo em sua passagem pelo Novorizontino.
O Jacuipense, também não é nenhuma cara nova para o Leão. Adversários na Pré-Copa do Nordeste, se enfrentaram no Barradão no início do ano e os donos da casa saíram classificados. Hoje, apenas três pontos separam os dois clubes na tabela do Baiano.
Apesar de ter sido derrotado no último confronto, Veloso tem um retrospecto equilíbrado enfrentando o Rubro-Negro. O histórico aponta dois jogos ganhos, um empate e duas derrotas. O resultado de hoje deve mexer com as posições no campeonato. No caso de o Leão do Sisal vencer, coloca um pé nas semi. Se perder, vai ver o Vitória igualar sua pontuação e deixar tudo ainda mais parelho.
Com pouco tempo no clube, Condé já chega com duros desafios. A defesa rubro-negra é um dos pontos baixos até aqui. Em 11 partidas no ano, a meta passou sem ser vazada apenas em três ocasiões. Segunda defesa mais vazada do Baiano, com 10 gols sofridos, conta com indefinições, como a escolha do goleiro titular. Dalton iniciou a temporada, mas perdeu a vaga para Lucas Arcanjo – que foi criticado após falhar duas vezes contra o CSA.
Quinto colocado com 10 pontos em sete partidas, o Vitória já contou com Léo Condé nos últimos treinos, após vencer o Atlético. Um dos trunfos do time tem sido Léo Gamalho, que ainda não está 100% recuperado, após corte no braço. Com dois gols nos últimos dois jogos, Gamalho é peça-chave no time. O torcedor, agora, torce para que a boa fase de um Léo não se limite a Gamalho e também atinja Condé.
FICHA TÉCNICA:
Vitória x Jacuipense - 8ª rodada do Baianão
Local: Estádio Barradão, em Salvador, às 16h
Árbitro: Emerson Ricardo de Almeida Andrade
Assistentes: Luanderson Lima dos Santos e Alessandro Álvaro Rocha de Matos
Vitória - Lucas Arcanjo; Railan, Camutanga, Dankler e Zeca; Gegê, Léo Gomes e Diego Torres; Thiago Lopes, Osvaldo e Léo Gamalho. Técnico: Léo Condé
Jacuipense - Jean Carlos; Raphinha, Kanu, Vítor Baffana e Radar; Amaral, Fábio Bahia e Eudair; Welder, Jeam e Thiaguinho. Técnico: Jonílson Veloso
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes