CAMPEONATO ESPANHOL
Líder Barcelona empata com Getafe e Real Madrid fica a 11 pontos
Com 73 pontos, o Barça viu sua vantagem na classificação reduzida
Por AFP
O Barcelona, líder isolado, não passou do empate em 0 a 0 em sua visita a uma equipe da zona inferior da tabela, o Getafe (15º), neste domingo, pela 29ª rodada da LaLiga espanhola.
Com 73 pontos, o Barça viu sua vantagem na classificação reduzida de treze para onze pontos sobre o Real Madrid (2º), que no sábado venceu o Cádiz (16º) fora de casa por 2 a 0.
É o segundo empate sem gols consecutivo do Barcelona, que na segunda-feira desta semana havia ficado no 0 a 0 no clássico catalão no Camp Nou contra o Girona.
Foi também o terceiro jogo consecutivo sem vencer e sem marcar, já que no anterior havia sido derrotado por 4 a 0 em casa pelo Real Madrid, que então o eliminou nas semifinais da Copa do Rei.
O Barça não vence, portanto, desde a goleada por 4 a 0 sobre o lanterna Elche, em 1º de abril, mas, apesar da queda de desempenho nos últimos jogos, sua posição na LaLiga continua muito favorável.
"Não estamos no melhor momento da temporada. Nem no jogo, nem na eficácia, nem nos resultados. Tentamos hoje de todas as formas, mas fomos lentos, não nos sentimos à vontade", admitiu o técnico do Barcelona, Xavi Hernández na coletiva de imprensa pós-jogo.
Mas o treinador buscou ver o lado positivo. "É um ponto, num campo difícil, levado em conta as circunstâncias”. Xavi lembrou que sua equipe ainda tem "uma boa vantagem".
O time catalão dominou claramente o Getafe, que apostou numa estratégia ultra-defensiva. Foi fundamental o goleiro David Soria, impecável neste jogo, como quando fez uma defesa espetacular em um chute de pé esquerdo do brasileiro Raphinha aos 75 minutos.
Nos últimos instantes, o Getafe esteve à beira da vitória com um remate de Borja Mayoral, que roçou no poste da baliza defendida por Marc-André Ter Stegen aos 87 minutos.
Além deste novo empate, a outra notícia ruim do jogo para o Barcelona foi a lesão de Sergi Roberto, que aos 18 minutos pediu para ser substituído, reclamando de dores na parte posterior da coxa esquerda. Ele deu lugar a Eric Garcia.
Antes da partida, o presidente do Barcelona, Joan Laporta, participou de uma reunião com torcedores do clube e falou sobre o 'caso Negreira', o escândalo de arbitragem que circula sobre a entidade há dois meses.
"Eles não têm nada porque não há nada", garantiu Laporta, que tem prevista uma coletiva de imprensa na segunda-feira para "dar todas as explicações" sobre o assunto.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes