Nadal diz que só jogará em Roland Garros se estiver em condições | A TARDE
Atarde > Esportes

Nadal diz que só jogará em Roland Garros se estiver em condições

Espanhol disse que se o Grand Slam fosse amanhã "eu não jogaria"

Publicado quarta-feira, 24 de abril de 2024 às 12:55 h | Autor: AFP
Nadal durante coletiva do Masters 1000 de Madri
Nadal durante coletiva do Masters 1000 de Madri -

O tenista espanhol Rafael Nadal, garantiu nesta quarta-feira, 24, que só jogará dentro de um mês no torneio de Roland Garros, se estiver bem fisicamente. 

"Irei a Paris se me sentir em condições suficientes para competir bem", avisou o maiorquino. 

"Não vou jogar em Paris como estou hoje. Se hoje fosse em Paris, não entraria em quadra", acrescentou durante a entrevista coletiva antes de sua estreia no Masters 1000 de Madrid.

"Se fosse Roland Garros, eu não jogaria amanhã (quinta-feira)", acrescentou o maiorquino na véspera de sua estreia no Masters 1000 de Madri. 

Nadal, que está prestes a fazer 38 anos de idade e é atualmente o 512º colocado no ranking mundial, quase não compete desde janeiro de 2023 devido a vários problemas físicos.

O tenista espanhol confirmou que será a última vez que disputará o torneio na capital espanhola, que já venceu cinco vezes (2005, 2010, 2013, 2014 e 2017). 

"Acho que não consigo jogar com 100% [de condições físicas], mas é importante poder jogar pela última vez em Madri. Para mim significa muito jogar nesta quadra onde vivi momentos muito bonitos", disse ele. 

Despedida de Madri

Ele descartou, porém, que uma possível ausência em Roland Garros significaria o fim da temporada. "O mundo não vai acabar com Roland Garros, embora tenha sido sem dúvida o torneio mais importante da minha carreira. Mas isso não significa que se eu não jogar em Roland Garros tudo vai acabar aí. Tem os Jogos Olímpicos pela frente, há diferentes formatos em que daria para jogar e que me deixaria entusiasmado", disse ele em referência aos Jogos de Paris, de 26 de julho a 11 de agosto, em que, segundo o imprensa espanhola, ele poderia participar em dupla com Carlos Alcaraz.

Vencedor de 22 Grand Slams (14 deles no saibro parisiense, um recorde), Nadal sofreu uma lesão no quadril em janeiro de 2023, durante o Aberto da Austrália, que o afastou das quadras pelo restante da temporada. 

Ele voltou às competições em janeiro passado no torneio de Brisbane onde disputou três partidas mas voltou a sofrer uma lesão muscular na coxa que o impediu de voltar a jogar regularmente e ter que desistir de torneios como o Aberto da Austrália e o Indian Wells além do Masters 1000 de Monte Carlo. 

Nadal, que já anunciou que 2024 seria "provavelmente" a sua última temporada, regressou às quadras na semana passada no Torneio de Barcelona, onde perdeu na segunda fase para o australiano Alex de Miñaur.

Em Madri, ele fará sua estreia na quinta-feira contra o americano Darwin Blanch, de 16 anos, em sua contagem regressiva para se preparar para o objetivo maior, Roland Garros: "Não sei o que vai acontecer nas próximas três semanas. Vou lutar e fazer as coisas que acho que devo fazer para poder tentar jogar em Paris", insistiu. 

O campeão espanhol treinou nesta quarta-feira durante 90 minutos nas instalações da Caja Mágica, em Madri, onde se mostrou especialmente cauteloso na execução de seu serviço.

Publicações relacionadas

MAIS LIDAS