Busca interna do iBahia
HOME > ESPORTES

ESPORTES

Reavaliação funcional de Clodoaldo Silva será na quinta

Agencia Estado
Por Agencia Estado

A participação do nadador Clodoaldo Silva nos Jogos Paraolímpicos de Pequim ainda está indefinido. O atleta se apresentou nesta terça-feira ao Comitê Paraolímpico Internacional (IPC, na sigla em inglês) e solicitou a mudança de data da reavaliação funcional para quinta-feira.

Essa é a última chance do brasileiro de cair na piscina na China, já que o período oficial para a realização dos testes se encerra no dia em que ele será avaliado. "Eu me recuso a fazer porque eu já fiz quatro avaliações e não preciso mais de nenhuma para nadar no esporte paraolímpico", explicou Clodoaldo Silva.

A assessoria jurídica de Clodoaldo Silva entrou com um processo na Corte Arbitral do Esporte (CAS) em que pede o direito de defesa do nadador. No final de junho o atleta foi notificado através do Comitê Paraolímpico Brasileiro que o IPC recebeu e aceitou um protesto para que fosse reavaliado com relação à sua classificação esportiva-funcional.

O IPC fez um comunicado oficial ao Comitê Paraolímpico Brasileiro (CPB), que repassou a informação ao atleta. Clodoaldo Silva decidiu ser avaliado durante o período oficial de classificações funcionais em Pequim, de 1 a 4 de setembro.

Atualmente Clodoaldo compete na classe S4 (S de swimming, natação em inglês). Sendo de S1 a S10 os possíveis níveis na natação para atletas com deficiências físico-motoras. O número 1 aplica-se ao maior grau de dificuldade e o 10 ao menor.

Em dezembro de 2006, em Durban, na África do Sul, Clodoaldo teve sua classe funcional protestada pela equipe espanhola, durante o Mundial de Natação Paraolímpica e passou da categoria S4 para a S5. O CPB entrou com um recurso, alegando erro de procedimento. O IPC anulou a decisão e Clodoaldo voltou para a categoria S4 em abril de 2007.

Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Compartilhar no Whatsapp Clique aqui

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

Relacionadas

Mais lidas