Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > ESPORTES
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

ESPORTES

Recorde mundial dos 100 m rasos é corrigido pela IAAF

Por JORNAL A TARDE

17/05/2006 - 20:08 h

O tempo do norte-americano Justin Gatlin nos 100 metros rasos, de 9s76, anunciado como novo recorde mundial, foi corrigido pela Associação Internacional de Federações de Atletismo (IAAF) para 9s77, o que iguala a marca anterior do jamaicano Asafa Powell. A IAAF informou hoje que houve um erro na leitura do resultado pela Tissot Timing, a empresa responsável pela cronometragem no Super Grand Prix de Doha, Catar. Os dois homens mais rápidos do mundo vão se encontrar num duelo em Gateshead, Inglaterra, no dia 11 de junho.



Ao ganhar a corrida, Gatlin correu os 100 m em 9.766 segundos, que foi anunciado como o novo recorde mundial: 9s76. De acordo com as regras da IAAF, essa marca deveria ter sido lida como 9s77. O tempo de Gatlin, agora ratificado, iguala a marca anterior feita por Asafa Powell em 14 de junho de 2005. "Isso me motiva a correr sempre mais rápido", disse Gatlin, após treino em Durham, na Carolina do Norte. "Eu estava aborrecido, mas a raiva foi transformada em motivação. Eu quero ser o primeiro homem a correr 9.7 duas vezes. Quando quebrei o recorde mundial meu plano era derrubar a marca novamente. Nada mudou", disse.





A IAAF informou que o erro foi descoberto a tempo dentro do processo de confirmação do recorde. "O recorde não é confirmado por várias razões. O problema aqui foi um erro, mas é melhor admiti-lo", disse o porta-voz da IAAF, Nick Davies. "É claro que ficamos frustrados por Justin Gatlin, mas ele tem talento suficiente para quebrar o recorde novamente."





O campeão olímpico e mundial, Gatlin mostrou que poderia quebrar o recorde ao correr 9s95 em sua primeira prova da temporada ao ar livre, em Osaka. Depois correu 9s85 nas semifinais dos 100 m em Doha.





O agente de Gatlin, Renaldo Nehemiah, disse que enviou um e-mail para a IAAF requisitando que o recorde mundial de Asafa Powell nos 100 m rasos também seja revisto. "O tempo de Asafa na Grécia foi inicialmente 9s78 e depois eles mudaram para 9s77. Eu quero assegurar que os mesmos critérios sejam atribuídos aos tempos dos dois corredores."





Nick Daves, da IAAF, não confirmou o recebimento do pedido de Nehemiah, mas reassegurou que não há dúvidas da credibilidade do recorde mundial de Powell.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Cidadão Repórter

Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro

ACESSAR

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
Play

Lateral confirma "fuga" do Vitória no "Ba-Vi da Paz": "Falei com o juiz"

Play

Janderson se manifesta após gesto polêmico: “Foi um mal-entendido”

Play

Rubro-negros 'invadem' a Argentina e prometem apoio nos 90 minutos

Play

Assista ao vivo os sorteios da Libertadores e da Sul-Americana

x

Assine nossa newsletter e receba conteúdos especiais sobre a Bahia

Selecione abaixo temas de sua preferência e receba notificações personalizadas

BAHIA BBB 2024 CULTURA ECONOMIA ENTRETENIMENTO ESPORTES MUNICÍPIOS MÚSICA O CARRASCO POLÍTICA