ESPORTES
Rubens Barrichello vence GP da Europa
Por A Tarde On Line
Depois de um jejum de quase cinco anos sem vitórias na Fórmula 1, o piloto brasileiro Rubens Barrichello venceu o Grande Prêmio da Europa, realizado neste domingo, 23, em Valência, na Espanha. Com o resultado positivo, Rubinho conquista a 10ª vitória de sua carreira e a 100ª brasileira na Fórmula 1. "Foi um final de semana que nunca vou esquecer", disse Rubinho, à imprensa, após a corrida. A última vitória de Rubinho foi no GP da China, em 2004.
O brasileiro volta a ser vice-líder do campeonato com 54 pontos, 18 pontos atrás de Jenson Button, seu colega na Brawn GP. Rubens dedicou a vitória a Felipe Massa, amigo a quem homenageou com um desenho no capacete usado na corrida. O GP da Europa teve ainda Lewis Hamilton, da McLaren, na segunda colocação e Kimi Räikkönen, da Ferrari, em terceiro.
O grid de largada teve Hamilton e Heikki Kovalainen, da McLaren, na primeira fila. Os dois pilotos começaram a corrida com pouco combustível e pneus macios e se mantiveram na liderança. Barrichello, que largou em terceiro, manteve a sua colocação após a largada e pressionou Kovalainen. O brasileiro foi reduzindo a vantagem das McLarens à medida que sua carga de combustível diminuía.
Na 16ª volta, Hamilton parou para o reabastecimento e a troca de pneus. Na volta, o inglês ocupava a quarta colocação, atrás de Kovalainen, Barrichello e ainda Raikkonen. O segundo piloto da McLaren fez o pit stop na sequência, deixando a liderança para o brasileiro. O piloto da Brawn GP, no entanto, também precisou parar e voltou à pista na segunda colocação, à frente de Kovalainen, mas atrás de Hamilton.
Barrichello e Hamilton passaram então a se revezar entre as voltas mais rápidas da corrida, em uma espécie de “match race” e com isso ganharam distância de Kovalainen. O inglês abriu vantagem para o brasileiro de três segundos na 23ª volta, mas Barrichello pressionou e conseguiu diminuir a vantagem para a casa dos dois segundos na 29ª volta.
A disputa era acirrada quando, oito voltas depois, a McLaren chamou Hamilton para os boxes. A estratégia, no entanto, atrapalhou totalmente o piloto inglês. Por um erro dos mecânicos ao colocar os pneus dianteiros do carro, Hamilton perdeu 13,4 segundos.
O brasileiro teve então cinco voltas para se distanciar dos adversários, antes de também ir para os boxes. A troca de Rubinho durou pouco mais de 6s e ele voltou ainda na liderança. Apesar de Hamilton ter pressionado no fim da corrida, Barrichello conseguiu manter a posição e o bom desempenho na pista, vencendo o GP da Europa.
Confira os dez primeiros colocados na corrida:
1) Rubens Barrichello - Brawn GP
2) Lewis Hamilton - McLaren
3) Kimi Räikkönen - Ferrari
4) Heikki Kovalainen - McLaren
5) Nico Rosberg - Williams
6) Fernando Alonso - Renault
7) Jenson Button - Brawn GP
8) Robert Kubica- BMW
9) Mark Webber - Red Bull
10) Adrian Sutil - Force India
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes