ESPORTES
Santos agiliza contratações por pré-temporada em Dubai
O Santos vai acelerar as negociações para reforçar o time e completar o grupo de jogadores em razão da confirmação da pré-temporada em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos. Além de se preparar para a estréia no Campeonato Paulista, dia 17 de janeiro, diante do Barueri e para a seletiva da Copa Libertadores da América, a equipe vai disputar na viagem ao Oriente Médio o quadrangular Mohammad Bin Rashid Al Maktoum, com a Lazio (Itália), Bayern de Munique (Alemanha) e Benfica (Portugal), nos dias 8 e 10 de janeiro.
Ao mesmo tempo em que não perdem Nilmar de vista, os dirigentes, sabem que é preciso contratar, com urgência, pelo menos um zagueiro, um meia e um atacante. Luiz Alberto, Manzur e Ronaldo Guiaro estão sem contrato e pedem alto para renovar.
Para a zaga, Juan Figer ofereceu Adaílton, jovem atleta que acaba de ser registrado num dos clubes de `passagem do empresário, o Central Espanhola, do Uruguai. Luxemburgo ficou de estudar e dar a resposta nos próximos dias, mesmo porque há pressa de fechar o grupo que dentro de 17 dias viaja para os Emirados. Também porque Luiz Alberto exige um contrato de pelo menos três anos e um bom reajuste salarial, sob a alegação de que ganha bem menos do que alguns titulares, referindo-se a Zé Roberto, Maldonado, Fábio Costa e Kléber.
Esse não é o único motivo para Luiz Alberto não receber tratamento semelhante ao dado a Cléber Santana, que renovou contrato por um ano nas condições que exigiu. Fala-se que Luxemburgo vê com preocupação a forte ascendência que o zagueiro tem sobre a maioria dos companheiros, a ponto de ser chamado de "Presidente" pela maioria dos jogadores. A liderança de Luiz Alberto seria um risco a absolutismo do técnico, que parece não fazer questão de sua permanência no clube em 2007.
É possível que na próxima semana os dirigentes anunciem alguns reforços da lista alternativa apresentada por Luxemburgo. Seriam jogadores para compor o elenco ou até para serem titulares se os preferidos do técnico não chegarem a tempo ou não se forem possíveis.
Embora queira jogar no Santos, Souza é uma contratação complicada. Para começar, o centroavante tem mais um ano de contrato com Goiás, que só aceita abrir negociações depois das eleições presidenciais, no fim da próxima semana. E vai exigir uma boa compensação para liberar o artilheiro do Brasileiro de 2006, com 17 gols. Em seguida, o Santos vai ter que se entender com o Marítimo, de Portugal, dono de 40% dos direitos federativos do jogador, e com um grupo de investidores, que detém os outros 60%.
Sem dinheiro, não sabe com base no quê os santistas dão como certa a contratação de Souza. Cícero pode ser um bom substituto de Reinaldo, que além de ter um salário muito alto - R$ 150 mil, aproximadamente -, deve mesmo retornar ao Kashiwa Reysol (Japão), que pretende se reforçar após ter subido para a primeira divisão. O máximo que o Santos oferece é uma compensação em dinheiro, em parcelas, para prorrogação do empréstimo por seis meses. O meia está louco para jogar no Santos, mas avisa que há outros clubes interessados.
O lateral-direito Nei, da Ponte Preta, é outro jogador que interessa a Luxemburgo, mas as negociações não evoluíram porque o clube campineiro pediu R$ 1,2 milhão pela sua liberação, enquanto os santistas oferecem um pacote de jogadores - Geílson, Rodrigo Tiuí e Luciano Henrique. A Ponte respondeu que mesmo com a inclusão de jogadores, exige no mínimo R$ 800 mil, à vista.
Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.
Participe também do nosso canal no WhatsApp.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Siga nossas redes




