Busca interna do iBahia
HOME > ESPORTES

ESPORTES

Se não fosse a tradição...

Moysés Suzart, do A TARDE
Por Moysés Suzart, do A TARDE

O troféu do Campeonato Baiano é o maior presente para o time que disputa o Estadual. Porém, manter-se na competição é que é o problema. Se o Vitória for colocar na ponta da caneta, o prejuízo é mais uma tentação para deixar o certame como foco principal.

Para se ter uma idéia, o Leão praticamente paga para jogar. A principal renda continua vindo do Programa Sua Nota é Um Show, que ajuda a sair do vermelho, pelo menos nas despesas com impostos, quando seus jogos são no Barradão. Com o programa, o Vitória conseguiu arrecadar R$ 388.747,03. Porém, não se deve esquecer outros gastos, como a manutenção do Barradão, a cada jogo, que tem média de R$ 40 mil, além de despesas com viagens e hospedagens quando atua fora.

Tudo sobre Esportes em primeira mão! Compartilhar no Whatsapp Entre no canal do WhatsApp.

Nos 14 jogos do rubro-negro no Estadual deste ano, em apenas quatro não teve que tirar dinheiro do próprio bolso para pagar os impostos previstos no borderô. O que não falta é taxa para pagar em cada partida. Entre as 16 previstas, estão despesas com policiais, seguro-torcedor, confecção de ingressos, arbitragem, auxiliares, 5% da renda bruta para a FBF, quadro móvel da entidade e até INSS destes contingentes da Federação.

Até quando a renda satisfaz os cofres rubro-negros, o Leão – mas o do imposto – papa a metade. Na melhor bilheteria de um Ba-Vi da última edição do Estadual, o Vitória arrecadou, na renda bruta, R$ 134.685,00. Porém, só conseguiu ficar com R$ 59.105,22.

Nos direitos de imagem e transmissão, a TV Itapoan, detentora do Estadual por mais três anos, oferece uma espécie de permuta para os clubes baianos. Ao invés de pagar o dinheiro, dá R$ 50 mil para os times utilizarem como espaço publicitário na emissora. Exemplo: O Poções pode colocar propaganda do seu time na TV, tendo o valor como bônus. Se quiser, o tricolor pode vender este espaço para qualquer outra empresa utilizar.

Nada comparado com os R$ 2 milhões de verdinhas para cada time paulista, no Estadual de lá, pago pelo mesmo direito de imagem. Mesmo assim, Jorge Sampaio, presidente do Vitória, diz que vale a pena. “A tradição da competição ainda fala mais alto. Mas é preciso melhoras no Estadual para que os gastos diminuam”, bradou.

Copa do Brasil – Nesta quarta, a CBF divulgou a tabela da Copa do Brasil 2008. Na primeira fase, o Vitória vai pegar o desconhecido Sousa, da Paraíba. O time paraibano teve a segunda melhor campanha do Estadual. O duelo será no próximo dia 13 de fevereiro, às 19h30, horário baiano. Passando pelo Sousa, o Vitória vai esperar o vencedor do confronto entre Paraná e Trem, do Amapá. O poderoso Internacional também pode estar no caminho.

Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Compartilhar no Whatsapp Clique aqui

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

Relacionadas

Mais lidas