Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > ESPORTES
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

REPORTAGEM ESPECIAL

Série D: Atlético, Bahia de Feira e Jacuipense sonham com acesso

Competição começa neste fim de semana com clubes baianos na disputa

Por Lincoln Oriaj

05/05/2023 - 23:15 h | Atualizada em 06/05/2023 - 7:48
Série D começa neste fim de semana com clubes baianos na disputa
Série D começa neste fim de semana com clubes baianos na disputa -

A quarta divisão do Campeonato Brasileiro começa neste fim de semana com 64 clubes de todas as regiões do Brasil na disputa por uma vaga na Série C 2024. O Portal A TARDE conversou com os treinadores dos representantes baianos e mostra agora o que esperar de cada um deles na competição nacional.

Atlético de Alagoinhas, Bahia de Feira e Jacuipense estão juntos no Grupo 4, que ainda tem ASA e Cruzeiro, de Alagoas, Falcon e Sergipe, representando Sergipe, e Retrô, de Pernambuco. Na primeira fase, os oito clubes se enfrentam em turno e returno, e os quatro melhores garantem vaga na fase seguinte.

Jogos da primeira rodada:

Sábado, 6, às 17h - Bahia de Feira x Sergipe
Domingo, 7, às 16h - Cruzeiro-AL x Atlético de Alagoinhas
Domingo, 7, às 16h - Jacuipense x ASA

Atlético de Alagoinhas

Campeão baiano em 2022, o Atlético de Alagoinhas deixou a desejar nesta temporada: foi eliminado na primeira fase da Copa do Brasil, eliminado na fase de grupos da Copa do Nordeste, e brigou até a última rodada contra o rebaixamento no Baianão. Apesar disso, o técnico Rodrigo Chagas quer começar o Brasileirão com o pé direito.

“É importante a gente largar bem, tendo um resultado positivo fora de casa, logicamente respeitando muito nosso adversário, seja ele qual for. Temos uma estreia difícil, jogando em Arapiraca contra o Cruzeiro. Sabemos como é forte o adversário em seus domínios, mas estamos nos preparando para que a gente possa realizar um grande jogo e ter uma boa estreia, e que a gente possa realmente ter uma sequência muito boa na competição em busca daquilo que todos nós queremos, que é a busca pela Série C”, disse Chagas.

Imagem ilustrativa da imagem Série D: Atlético, Bahia de Feira e Jacuipense sonham com acesso
| Foto: Reprodução | ASCOM AAC

O comandante do Carcará se mostrou satisfeito com o período de preparação para a competição, mas ressaltou a dificuldade para marcar amistosos preparatórios. O Atlético de Alagoinhas fez apenas um, contra o Acorda Pra Vencer, e venceu por 2 a 1.

“A gente teve um mês de preparação muito bom, é um trabalho muito positivo, colocando nossas idéias, o que a gente pensa de futebol. Contratando jogadores que viessem dentro da nossa filosofia, atletas pontuais. Acho que a gente teve um mês bastante positivo na construção do nosso trabalho. A gente teve muita dificuldade de conseguir amistoso, fizemos apenas um. Essa foi a dificuldade maior na nossa preparação”, afirmou o treinador ao Portal A TARDE.

Por fim, Chagas comentou sobre a expectativa para a competição e contou que seu desejo é o acesso, para dar alegria para os torcedores do Atlético, e para aqueles que ajudam no dia a dia do clube.

“A gente tem um grupo bastante equilibrado e acho que a equipe que tiver um comportamento coletivo melhor, poderá ter uma ênfase maior na competição. Esperamos que a gente possa realizar uma grande competição, estar sempre entre os quatro colocados. Para a gente poder dar essa alegria para o torcedor e para todos aqueles que trabalham diariamente no Atlético”, concluiu o técnico do Carcará.

Bahia de Feira

Assim como o Carcará, o Bahia de Feira foi eliminado na primeira fase do Baianão e da Copa do Brasil. No entanto, o Tremendão conseguiu uma arrancada na reta final do estadual e, por pouco, não garantiu uma vaga na semifinal. É esse desempenho do fim da primeira fase que o técnico João Carlos espera para esse início de Série D do Brasileirão.

“A gente vinha numa crescente no estadual. Quando terminou, procuramos trazer alguns atletas que a gente viu que era importante para as lacunas que a gente tinha na equipe. A gente está trabalhando há mais de 40 dias no intuito de implementar os conceitos, o modelo de jogo. A assimilação dos atletas tem sido muito boa dentro daquilo que a gente tem pedido”, contou o treinador ao Portal A TARDE.

João Carlos, técnico do Bahia de Feira
João Carlos, técnico do Bahia de Feira | Foto: Rafael Falcão | ADBF

João avaliou os adversários do grupo e quer fazer da Arena Cajueiro, com seu gramado sintético, um trunfo para a campanha do Bahia de Feira na Série D.

“A gente sabe da dificuldade que é a competição, nosso grupo é muito difícil, com equipes equilibradas, onde a maioria delas estava brigando nas fases finais dos estaduais, mas a gente também sabe do nosso potencial. A equipe tem evoluído bastante durante os treinamentos e dos jogos-treinos. Dentro do nosso campo, vamos procurar impor nosso ritmo, nossos conceitos, para que a gente possa alcançar os três pontos”, concluiu o comandante do Tremendão.

Jacuipense

Finalista do Baianão nas últimas duas temporadas, o Jacuipense possui experiência na Série D do Brasileirão. O técnico Jonilson Veloso, o mesmo que conquistou o acesso para a Série C em 2019, relembrou a conquista e explicou os passos para conseguir novamente o acesso.

“É uma competição difícil. Ela é regional, a gente sabe da qualidade das equipes que a gente vai enfrentar, mas a gente continua trabalhando com os pés no chão para a gente conseguir nosso objetivo. Para isso, esses jogos são de extrema importância, então, a gente tem que usar bastante a inteligência para enfrentar essas equipes de outros estados. Mas o Jacuipense é conhecedor da competição e vai saber se comportar, tanto nos jogos em casa, quanto fora, para que no final a gente tenha uma resposta positiva, que é o acesso”, contou o treinador.

Jonilson Veloso, técnico do Jacuipense
Jonilson Veloso, técnico do Jacuipense | Foto: Lucas Pena | EC Jacuipense

Com a boa campanha do primeiro trimestre, era natural que o Jacuipense perdesse peças importantes do elenco. O atacante Welder, por exemplo, foi reforçar o Vitória na Série B do Brasileirão, já o goleiro Jean, negocia a ida para o Volta Redonda. Jonilson avaliou as saídas e as reposições desses atletas.

“A gente sabe que perdeu algumas peças, dentro disso, tivemos quatro semanas de preparação. Retornaram alguns atletas de empréstimo e estamos conversando com a diretoria para trazer reforços. Mas a gente pode dizer que tem um elenco bom. Dentro dessas quatro semanas nós pudemos observar, ajustar tudo que a gente precisava para a estreia. Nesse momento a equipe do Jacuipense continua forte, mas a gente almeja o acesso e para isso a gente vai precisar de mais reforços”, completou o comandante do Leão do Sisal.

É dessa maneira que os representantes baianos chegam para mais uma disputa de quarta divisão do Campeonato Brasileiro. O Jacuipense, inclusive, já está confirmado na edição de 2024, ao lado do Itabuna. A terceira vaga do estado será do campeão da Copa Governador do Estado, caso ela seja realizada. Se ela não ocorrer, a vaga fica com a Juazeirense, quarta colocada no Baianão deste ano. Atlético de Alagoinhas e Bahia de Feira, que não conseguiram a classificação para a Série D do ano que vem, têm a chance do acesso nesta temporada.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Tags:

atlético de alagoinhas bahia de feira jacuipense Série D

Cidadão Repórter

Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro

ACESSAR

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
Série D começa neste fim de semana com clubes baianos na disputa
Play

Melhor treinador de 2024, Arthur Elias valoriza amistosos na Bahia: "Festa linda"

Série D começa neste fim de semana com clubes baianos na disputa
Play

Esposa de Paquetá se defende após críticas a Salvador e má repercussão

Série D começa neste fim de semana com clubes baianos na disputa
Play

Vinicius Jr compra relógio avaliado em R$ 2,3 milhões; veja detalhes

Série D começa neste fim de semana com clubes baianos na disputa
Play

Entrevista que Maguila defendeu gays viraliza na web: "Nada contra"

x

Assine nossa newsletter e receba conteúdos especiais sobre a Bahia

Selecione abaixo temas de sua preferência e receba notificações personalizadas

BAHIA BBB 2024 CULTURA ECONOMIA ENTRETENIMENTO ESPORTES MUNICÍPIOS MÚSICA O CARRASCO POLÍTICA