Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > ESPORTES
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email
18/06/2023 às 8:10 | Autor: Da Redação

RACISMO NÃO!

Vinicius Junior se manifesta após amigo sofrer racismo na Espanha

Crime ocorreu antes do amistoso contra Guiné, em Barcelona

Por luta antirracista, Seleção Brasileira utilizou pela primeira vez uma camisa preta
Por luta antirracista, Seleção Brasileira utilizou pela primeira vez uma camisa preta -

Após a Seleção Brasileira golear Guiné por 4 a 1 em amistoso internacional, o atacante Vinicius Junior comentou sobre a acusação de racismo do amigo e assessor Felipe Silveira contra um dos funcionários do estádio Cornellà-El Prat, em Barcelona, na Espanha.

Silveira acusou um segurança do estádio de sacar uma banana do bolso, simulando estar de posse de uma arma e dizer "mãos para cima, essa daqui é minha pistola para você". O funcionário nega as acusações.

Através de postagem em suas redes sociais, Vini demonstrou revolta com mais um crime den racismo e questionou sobre as imagens internas do estádio para levá-las a justiça.

"Enquanto eu jogava com a já histórica camisa preta e me emocionava, meu amigo foi humilhado e ironizado na entrada do estádio. O tratamento foi triste, em todos os momentos duvidaram da cena surreal que aconteceu. Os bastidores são nojentos. Mas pra deixar tudo público, pergunto aos responsáveis: onde estão as imagens das câmeras de segurança?", questionou.


O amistoso contra Guiné tinha como objetivo conscientizar as pessoas sobre a importância da luta antirracista. O evento esportivo foi realizado devido a sequência de ataques preconceituosos sofridos pelo próprio Vinicius Junior, durante partidas do Campeonato Espanhol. A equipe que toma conta da carreira do atacante do Brasil e do Real Madrid informou que irá formalizar denuncia as autoridades policiais espanholas.

Através de nota, a CBF informou que "tomou providências imediatas e, na mesma hora, solicitou à polícia e aos organizadores do jogo que dessem todo o apoio e amparo a mais uma vítima de racismo", disse.

Confira a íntegra do comunicado da CBF e do presidente da entidade, Ednaldo Rodrigues, na íntegra:

A Confederação Brasileira de Futebol, ao tomar conhecimento do episódio de racismo por que passou o assessor e amigo pessoal do jogador da Seleção Brasileira Masculina de Futebol, Vinícius Jr, o empresário Felipe Silveira, que, segundo relatos, ocorreu antes da partida, em um dos acessos ao estádio, tomou providências imediatas e, na mesma hora, solicitou à polícia e aos organizadores do jogo que dessem todo o apoio e amparo a mais uma vítima de racismo, um crime que precisa ser combatido de forma veemente e sem descanso. O episódio, inclusive, foi presenciado por jornalistas presentes ao amistoso.

"O combate ao racismo, um crime que precisa cessar em todo o mundo, é também o motivo pelo qual estamos aqui. O mesmo motivo que levou o presidente da FIFA, Gianni Infantino, a vir de Zurich até aqui. E foi também por isso que a nossa Seleção jogou o primeiro tempo da partida de preto. É um manifesto, é uma bandeira, é uma missão banir do futebol mundial não só o racismo, como toda e qualquer forma de violência, dentro e fora dos estádios . Temos recebido a solidariedade de todos os companheiros de Federações e Confederações do mundo inteiro, querendo se juntar ao Brasil nessa luta. E hoje, mais uma vez, mais um criminoso foi exposto publicamente", afirmou o presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Cidadão Repórter

Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro

ACESSAR

Publicações Relacionadas

A tarde play
Por luta antirracista, Seleção Brasileira utilizou pela primeira vez uma camisa preta
Play

Ônibus com torcedores do Athletico é emboscado por santistas

Por luta antirracista, Seleção Brasileira utilizou pela primeira vez uma camisa preta
Play

Torcedor do Fluminense agride grávida após discussão; veja o vídeo

Por luta antirracista, Seleção Brasileira utilizou pela primeira vez uma camisa preta
Play

Aos 21 anos, atacante decide abandonar o futebol: "Vida que segue"

Por luta antirracista, Seleção Brasileira utilizou pela primeira vez uma camisa preta
Play

Osvaldo recebe alta médica e avisa: "Em breve estarei de volta"

x

Assine nossa newsletter e receba conteúdos especiais sobre a Bahia

Selecione abaixo temas de sua preferência e receba notificações personalizadas

BAHIA BBB 2024 CULTURA ECONOMIA ENTRETENIMENTO ESPORTES MUNICÍPIOS MÚSICA O CARRASCO POLÍTICA