Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > ESPORTES
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

BA-VI CONFIRMADO!

Vitória vira sobre Barcelona e fará final do Baianão contra o Bahia

Leão derrotou a Onça por 4x1, de virada, e garantiu vaga na final do Campeonato Baiano

Beatriz Amorim

Por Beatriz Amorim

17/03/2024 - 18:00 h | Atualizada em 17/03/2024 - 18:45
Imagem ilustrativa da imagem Vitória vira sobre Barcelona e fará final do Baianão contra o Bahia
-

Acabou a espera, torcida rubro-negra! Após seis anos, o Vitória volta à final do Campeonato Baiano e terá a chance de conquistar o 30° título da competição. Diante de um Barradão lotado, o Leão da Barra galeou o Barcelona de Ilhéus, de virada, na tarde deste domingo, 17, por 4x1, com gol de Osvaldo, Camutanga, Alerrandro e Matheus Gonçalves para o Vitória, enquanto Jadson marcou para a Onça. Agora, o rubro negro fará a decisão contra o Bahia, que venceu o Jequié neste sábado, 16.

A final será dividida em dois jogos, assim como nas edições anteriores. O primeiro confronto será no último domingo do mês, no dia 31 de março, no Barradão, a partir das 16h. Já o último jogo do Baianão 2024 será no dia 7 de março, domingo seguinte, também a partir das 16h, na Arena Fonte Nova, onde será definido o grande vencedor da temporada.

Tudo sobre Esportes em primeira mão!
Entre no canal do WhatsApp.

Nesta edição do campeonato, as equipes da capital se enfrentaram na 7ª rodada, com resultado positivo para o Leão, que venceu o Esquadrão por 3x2, no Barradão. Entretanto, antes da final do Baianão, Vitória e Bahia entram em campo pela 6ª rodada da Copa do Nordeste nesta quarta-feira, 20, na Arena Fonte Nova, com início previsto para às 21h30. Enquanto o tricolor é o líder do grupo B, com 12 pontos, o rubro-negro está na 3ª posição do grupo A, que é liderado pelo Sport.

Apesar da derrota, a campanha do Barcelona é para lá de positiva, terminando na 3ª colocação, com garantia de vaga na Série D e na Copa do Brasil de 2025, algo inédito na história do clube, que foi criado apenas há quatro anos.

O jogo

Imagem ilustrativa da imagem Vitória vira sobre Barcelona e fará final do Baianão contra o Bahia
| Foto: Uendel Galter/ Ag A Tarde

A partida começou com pouco ritmo e muito jogo físico, com ambas as equipes colocando as estatísticas de falta lá no alto. A primeira chance clara do Leão surgiu aos 18 minutos, quando Yuri Castilho recebeu livre na grande área e, após tentar fintar, foi travado pela defesa do Barcelona. Alguns minutos depois, o lance veio do outro lado do campo, com a Onça. Depois de uma falta de Camutanga sobre Cesinha na entrada da grande área, Ramires bateu de direita, que não passou da barreira rubro-negra.

Aos 32 minutos, com uma melhora significativa do Barcelona nos minutos seguintes, Reginaldo levantou um ótimo cruzamento à grande área após um escanteio do lado direito e deu oportunidade para Jadson cabecear ao gol rubro-negro, abrindo o placar a favor da Onça.

Correndo atrás no placar, o Vitória teve a chance do empate aos 42 minutos, quando, em uma falta na meia lua na grande área, o lateral Zeca finalizou forte ao gol mas acabou sendo interceptado pela barreira do Barcelona, que estava bem posicionada, encerrando o primeiro tempo em 0x1.

Segundo tempo

Imagem ilustrativa da imagem Vitória vira sobre Barcelona e fará final do Baianão contra o Bahia
| Foto: Uendel Galter/ Ag A Tarde

Na volta para segunda etapa, o Leão voltou com mais intensidade e aumentando as estatísticas de posse de bola. Assim, aos 4 minutos, após receber um passe de Osvaldo pela direita, Yuri Castilho dominou no peito e finalizou de bicicleta ao lado do gol defendido pelo goleiro Thiago Passos.

Mantendo a bola no pé, a equipe rubro-negra chegou a área novamente, desta vez com Rodrigo Andrade, que foi derrubado após um contato nas costas, o que fez Diego Pombo Lopez, árbitro da partida, marcar pênalti no lance. Com a confirmação do VAR, Osvaldo chutou de direita ao canto esquerdo do gol, sem chances para o goleiro do interior, que até foi para o lado correto.

No embalo do bom momento, o Leão voltou a pressionar a defesa do Barça, que parecia desestabilizada após sofrer o empate. Desta forma, em um cruzamento de Osvaldo à pequena área, após desvio da defesa da Onça, Camutanga subiu de cabeça no segundo pau e mandou a bola para o gol adversário, virando o placar em poucos minutos e levando a torcida rubro-negra à loucura.

Você pensa que acabou? Que nada! Ainda com grande intensidade, o Vitória chegou novamente. Com um passe de PK, da esquerda, Alerrandro, camisa 9, cabeceou da pequena área, exigindo uma ótima defesa do goleiro Thiago. Entretanto, após o rebote, o atacante recebeu novamente e finalizou de esquerda, desta vez não dando chances para a defesa.

Com o resultado e a classificação encaminhada, o técnico Léo Condé iniciou as mudanças no elenco, o que melhorou o fôlego da equipe rubro-negra, que não parou de atacar e pressionar a defesa do Barcelona. Entretanto, na reta final da partida, Lucas Arcanjo mostrou porque é um dos melhores goleiros da competição e realizou duas defesas seguidas. Apesar disso, quem marcou foi o Vitória, desta vez com Matheus Gonçalves, que tabelou com PK e finalizou no canto direito, fechando o placar.

Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.

Participe também do nosso canal no WhatsApp.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Tags:

arena fonte nova Bahia baianão barcelona de ilhéus ba-vi campeonato baiano vitória

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
Play

Raphinha acusa Disney de racismo contra filho pequeno: "Nojento"

Play

Vídeo: Cristiano Ronaldo se irrita com fã e toma atitude surpreendente

Play

Osvaldo e o Vitória: para além do campo, a identificação

Play

"Estamos passando vergonha!": Everton Ribeiro desabafa sobre Bahia x Mirassol

x