Caça-bombardeiro russo é abatido pela primeira vez na Ucrânia | A TARDE
Atarde > GUERRA NA UCRÂNIA

Caça-bombardeiro russo é abatido pela primeira vez na Ucrânia

Su-34 foi derrubado ao norte de Kiev, sugerindo o início de uma nova fase do conflito travado no espaço aéreo

Publicado domingo, 06 de março de 2022 às 16:59 h | Atualizado em 06/03/2022, 17:07 | Autor: Da Redação*
Sukhoi Su-34, foi destruído ao norte de Kiev
Sukhoi Su-34, foi destruído ao norte de Kiev -

Um dos principais equipamentos bélicos do arsenal aeroespacial russo, foi abatido  neste final de semana na Ucrânia. O modelo de caça-bombardeiro, Sukhoi Su-34, foi destruído ao norte de Kiev. 

Esta primeira baixa não representa um episódio comum no contexto da guerra e sugere  o início de uma nova fase do conflito travado no espaço aéreo.  O fato não implica em boas notícias para quem está no solo, nem para as forças de Vladimir Putin.

A aeronave protagonizou um vídeo amplamente circulado no sábado, 5, mostrando que sua queda sobre uma área residencial de Tchernihiv, nordeste da capital ucraniana, foi assistida sob aplausos de moradores.

Conforme a imprensa ucraniana, o avião foi derrubado por um míssil disparado pelo lançador portátil russo de origem soviética Igla-S, o que significa que a aeronave estava voando a menos de 5 km de altitude.

Ao admitir a aviação tática, civis ucranianos vão enfrentar áreas maiores de destruição, o que condiz com a ideia de que Putin quer agora pressionar Kiev a se render por meio de uma campanha mais intensa e com cercos a grandes cidades.

O Ministério da Defesa da Rússia fez questão de marcar a inflexão com um vídeo, publicado no YouTube neste domingo, 6, mostrando um Su-34 e um caça-bombardeiro Su-25 levantando voo com bombas para atacar a Ucrânia.

Há um preço de prestígio a pagar. Além do Su-34, há relatos não confirmados que só no sábado outras sete aeronaves foram abatidas, incluindo caças multimissão Su-30SM e helicópteros de ataque Mi-24/35M.

Publicações relacionadas

MAIS LIDAS