Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > CADERNO IMOBILIÁRIO
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

IMOBILIÁRIO

Móveis arredondados dão toque natural à decoração

Inspiradas nas linhas da natureza e com design diferenciado, as peças curvas retornam como tendência

Por Leilane Suzarte*

15/04/2023 - 6:30 h
Sofá curvo é destaque no  projeto da arquiteta 
Nath Veloso
Sofá curvo é destaque no projeto da arquiteta Nath Veloso -

Conhecido por sua inovação, conforto e originalidade, os móveis curvos são uma das tendências de arquitetura e decoração para 2023. Suas formas arredondadas são vistas com mais frequência nos ambientes residenciais porque transmitem uma atmosfera de refúgio e acolhimento para os moradores.

As linhas orgânicas estão presentes na natureza. Nesse sentido, ter móveis e artigos de decoração curvos de madeira, pedra e fibras naturais, por exemplo, podem ser um ótimo aliado para ornamentar o lar. Além de darem um destaque no espaço devido ao seu design diferenciado, quebrando a monotonia.

“Hoje há uma tendência na arquitetura de retorno ao natural. As peças curvas ou arredondadas constituem um contorno natural e não linear. Formas fluidas traduzem o toque da natureza e movimento”, explica a arquiteta e urbanista Nath Veloso.

A arquiteta e designer de interiores, especialista em neuroarquitetura, Isabela de Andrade, concorda. Ela diz que as formas curvas mantêm uma proximidade do ser humano com o meio ambiente.

“Utilizar o mobiliário curvo é uma forma super efetiva de trazer um toque da natureza para os ambientes internos. Podemos utilizar nos sofás, poltronas, tapetes, mesas e aparadores, abusando da criatividade”, acrescenta.

Isabela ressalta também quais peças e tonalidades têm sido mais usadas para decorar a casa com móveis arredondados: “Os sofás e poltronas são os itens que temos visto de maneira mais forte nesta tendência, por, serem um dos principais elementos de uma casa. Além da forma curva, tem vindo em diferentes tons, como verde, terracota, que também remetem à natureza”.

Estilo do ambiente

Quanto à questão de estilo, é importante escolher um móvel que seja predominante para o local e apostar em complementos de objetos e itens decorativos para compor a ornamentação. O rústico, por exemplo, tem se mostrado presente na hora de enfeitar a casa com formas curvas e orgânicas.

As linhas arredondadas ganham destaque em projetos que buscam trazer a harmonia para a residência, inclusive para compor com mobílias e objetos que favorecem o bem-estar e a circulação dentro do cômodo.

“O equilíbrio entre linhas retas e curvas dá mais movimento e fluidez ao ambiente, mas, é preciso saber misturar esses dois conceitos para criar espaços harmônicos. Para nós, profissionais da área, essa mistura de linhas retas e curvas já estão bem incorporadas no nosso DNA, o que torna mais fácil as composições”, frisa a designer de interiores Manuela Mathias.

“Menos é mais”

Ela comenta que é possível decorar com esse estilo em diversos ambientes, como edifícios, casas, espaços corporativos, e que no design de interiores pode ser feita em diferentes combinações. “Gosto muito dos sofás curvos, as mesas orgânicas, cadeiras, objetos, detalhes em arcos nas paredes, piscinas com formas orgânicas. São formas mais naturais e que trazem a natureza para dentro de casa. É um universo com infinitas possibilidades”, acrescenta Manuela.

A arquiteta Nath dá uma dica de como enfeitar a sala com as peças curvas. “Manter o ambiente fluido é a melhor aposta. Como o mobiliário curvo acaba ocupando um pouco mais de espaço, neste caso, menos é mais. Por exemplo, nós podemos criar uma linda sala de estar compondo com plantas e tapete. Fica incrível”, destaca a profissional.

* Sob a supervisão da editora Cassandra Barteló

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas