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29/09/2024 às 1:30 - há XX semanas | Autor: Gilson Jorge

MUITO

Revoada Brasileira leva mostra cultural para escolas públicas

Alunos de escolas estaduais ão participar de iniciativa inovadora

Colégio Estadual Pedro Paulo Marques e Marques (São Cristóvão) terá programação do Revoada Brasileira
Colégio Estadual Pedro Paulo Marques e Marques (São Cristóvão) terá programação do Revoada Brasileira -

Sete anos após a implantação do Novo Ensino Médio, que foca na formação técnica profissionalizante dos jovens da rede pública, alunos de cinco escolas estaduais dessa faixa de ensino vão participar de uma iniciativa inovadora.

Proposta pelo artista e pesquisador Thiago Pondé, através da Lei Paulo Gustavo, a mostra Revoada Brasileira vai levar aos jovens o pensamento de 41 expoentes da vida nacional, como Tom Zé, Leonardo Boff e Juca Ferreira, que foram entrevistados para o webprograma Narrativas de Brasis, feito por Thiago durante a pandemia, e abordaram assuntos que não costumam ser aprofundados em sala de aula, como racismo, pensamento colonialista, cidadania e meio ambiente, entre outros.

Depois da exibição de trechos das entrevistas, estão previstas rodas de conversa entre os alunos das cinco escolas, duas em Lauro de Freitas e três em Salvador.

O artista e pesquisador explica a natureza do projeto. "A gente trabalha muito com a investigação da diversidade. Eu sou um homem LGBTQIAPN+ e a ideia é articular pessoas com outros recortes de identidade, como negros e indígenas", afirma Thiago Pondé, que classifica o projeto como uma espécie de cartografia cultural.

O projeto prevê uma roda de conversas entre alunos do terceiro ano do ensino médio sobre sete temas que podem ser objeto de análise nas provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Os assuntos escolhidos incluem racismo, mentalidade colonialista, desigualdade social, meio ambiente e cidadania.

"Com o novo ensino médio, a discussão desses temas na escola é precária, especialmente para os jovens periféricos. Nós, da escola pública, não temos essa preparação para o Enem", afirma Raika Brito, 16 anos, ao declarar que o problema não está com os professores ou as escolas, mas com a política governamental de ensino estabelecida nacionalmente em 16 de fevereiro de 2017, pela lei federal 13.415, durante o Governo Michel Temer.

"Eles falam sobre as religiões de matriz afro-brasileira, que são muito demonizadas atualmente, e isso é importante", acrescenta a estudante, que frequenta o Colégio de Tempo Integral de Portão (Cetic).

De qualquer forma, a partir do ano que vem, uma boa parte das mudanças feitas pelo Governo Temer deve cair após a implementação de um novo currículo, apresentado pelo atual governo. Por exemplo, a carga horária de disciplinas obrigatórias, atualmente de 1.800 horas anuais, sobe para 2.400 horas.

O conteúdo do webprograma foi transposto para o livro Tropifagia, comendo um país tropical, escrito por Thiago Pondé e Aline Carvalho. O pesquisador explica o conceito do livro: "Dentro dessa perspectiva do projeto, de investigação do país, há um histórico de movimentos culturais, como a Tropicália, a Antropofagia e os próprios pontos de cultura da gestão de Gil e Juca Ferreira no ministério".

O nome do webprograma, Narrativas de Brasis, por sua vez, surgiu a partir de sua utilização na contracapa do livro e é visto por Thiago como um termo mais adequado para abarcar também a história política recente do país, com a chegada da extrema-direita ao poder.

Tropifagia

O projeto começou a ser pensado em 2010, quando Thiago, então graduando em filosofia, fez parte do Circuito Universitário de Cultura e Arte (Cuca), um ponto de cultura da União Nacional dos Estudantes (UNE). O Cuca tem como referência os Centros Populares de Cultura que a UNE criou em 1962 e que foram proibidos mais tarde pela Ditadura Militar.

Depois de uma entrevista que Thiago fez ao ex-ministro da Cultura, Gilberto Gil, o então universitário fixou-se no termo Tropifagia, que usaria posteriormente na sua dissertação de mestrado e seria base para o livro Tropifagia, comendo um país tropical, escrito por ele e por Aline Carvalho.

Na última quinta-feira, aconteceu o último dos cinco encontros preparatórios online, com os estudantes que representam as cinco escolas envolvidas no Revoada. E a mostra itinerante com rodas de conversa segue o fluxo: amanhã, no Centro Estadual de Educação Profissional em Tecnologia, Informação e Comunicação de Lauro de Freitas (CEEP TIC); no dia 1º de outubro será a vez do Centro Estadual de Educação Profissional Carlos Corrêa de Menezes Sant'Anna (Nordeste de Amaralina). A sequência será no Colégio Estadual Pedro Paulo Marques e Marques (São Cristóvão), no dia 2; Colégio Estadual Anísio Teixeira (Caixa D'Água), no dia 3; e Colégio de Tempo Integral de Portão (Cetic), Lauro de Freitas, no dia 4.

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