MUNDO
Bento XVI é recebido por 9 mil pessoas na Casa Branca
Por Agencia Estado
O presidente George W. Bush recebeu hoje o papa Bento XVI, no dia do aniversário de 81 anos do pontífice. Havia mais de 9 mil convidados na Casa Branca para homenagear o líder máximo da Igreja Católica. "Nós precisamos de sua mensagem para combater a ditadura do relativismo e adotar uma cultura de justiça e verdade", disse Bush durante um rápido discurso recepcionando Bento XVI. A multidão também cantou parabéns ao pontífice. A visita durou 90 minutos e, além dos convidados, uma multidão estava reunida nas redondezas para saudar Bento XVI. De dentro do papamóvel, ele saudou os fiéis.
Ao chegar, o papa foi recebido por Bush e pela esposa do presidente, Laura. Os dois líderes ficaram lado a lado enquanto uma banda entoava canções e era disparada uma salva de tiros de boas-vindas. A soprano Kathleen Battle interpretou posteriormente uma versão do pai-nosso. Algumas pessoas gritavam "viva el papa", um sinal da presença latina no evento. A multidão também trazia cartazes em inglês homenageando o pontífice em seu aniversário.
"Eu confio que minha presença será uma fonte de renovação e esperança para a igreja nos Estados Unidos, e fortalece a determinação dos católicos de contribuírem ainda mais responsavelmente para a vida desta nação de que eles têm tanto orgulho de ser cidadãos", disse Bento XVI ao lado de Bush. Após a visita, o papa seguiu para a embaixada do Vaticano com o papamóvel pela avenida Pennsylvania, onde milhares de fiéis o esperavam.
Essa é a primeira visita de Bento XVI aos Estados Unidos desde que chegou ao posto mais alto da Igreja Católica. A visita coincide não só com a data de seu aniversário, mas com os três anos de seu pontificado. "Quantas vezes na vida você pode cantar parabéns ao papa?", disse Brenda Hawk, que estava entre os que foram homenagear o pontífice. "Mesmo que você não seja católico, é muito legal!"
Encontro com Bispos
Bento XVI chegou ontem ao país, quando foi recebido por Bush logo após desembarcar do avião. Na noite de hoje, o papa participará de um encontro com bispos norte-americanos. Há expectativa sobre a forma como ele tratará do tema dos abusos envolvendo padres, ocorridos nos últimos anos no país.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes