CIÊNCIA
Estrela que emite fumaça é descoberta no coração da Via Láctea
São gigantes vermelhas, astros que no final da vida adquirem esse tamanho e uma baixa temperatura superficial
Por Da Redação
Um novo tipo de estrela, que permanece silenciosa durante longos períodos de tempo antes de exalar uma nuvem de fumaça, foi descoberta pelos cientistas. O estudo foi publicado nesta sexta-feira, 26, no boletim mensal da Royal Astronomical Society.
Apelidadas de "velhas fumantes", estão localizadas no coração da Via Láctea. São gigantes vermelhas, astros que no final da vida adquirem esse tamanho e uma baixa temperatura superficial. Por sua cor pálida e avermelhada, "às vezes não é possível vê-las", explica Dante Minniti, da Universidade Andrés Bello.
Ao longo de dez anos de pesquisa, foram analisadas centenas de milhões de estrelas utilizando o telescópio Vista, localizado no Chile. A busca era por estrelas recém-nascidas, chamadas protoestrelas, que são propensas a erupções frequentes e exuberantes.
A investigação detectou 32 protoestrelas, "o maior número encontrado até agora em apenas um grupo", disse o astrofísico Philip Lucas, professor da Universidade de Hertfordshire, no Reino Unido, e principal autor de um novo estudo.
No entanto, encontraram esse novo tipo de estrela, uma exalação que não havia sido detectada até agora, acrescenta Philip.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes