Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > MUNDO
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

MUNDO

EUA bloqueiam bens de presidente da Bielo-Rússia

Por Agencia Estado

19/06/2006 - 20:46 h

O Departamento do Tesouro americano anunciou hoje que bloqueará os ativos do presidente da Bielo-Rússia, Alexander Lukashenko, e de seus colaboradores nos Estados Unidos. O Departamento acrescentou Lukashenko à lista de pessoas com quem não se pode fazer negócio e determinou que qualquer bem do presidente encontrado nos Estados Unidos deverá ser bloqueado.

No comunicado emitido pela Casa Branca, o presidente George W.Bush considerou que as "ações de certos membros do governo da Bielo-Rússia para atrasar os processos democráticos e para cometer abusos contra os direitos humanos constituem uma ameaça não usual e extraordinária para a segurança nacional e para a política externa".

Lukashenko está no poder desde 1994, e é freqüentemente rotulado por outros países como o "último ditador da Europa". Ele foi eleito para seu terceiro mandato depois de vencer as eleições do dia 19 de março, considerada fraudulenta por governos ocidentais.

Após a eleição, a Casa Branca afirmou que iria impor restrições a viagens e financeiras contra Lukashenko. O governo americano considerou que o resultado das eleições foi obtido por meio de fraudes e abusos dos direitos humanos.

Em fevereiro, a administração do presidente Bush associou o governo de Lukashenko ao assassinato de empresários que apóiam a democracia e jornalistas independentes.

Outros funcionários do governo bielo-russo também foram adicionados à lista americana, incluindo o ministro da Justiça, o conselheiro de segurança nacional, o ministro de Assuntos Exteriores, o chefe da KGB bielo-russa, o chefe da comissão eleitoral e o diretor da rede estatal de televisão.

O governo em Minsk não comentou sobre as medidas americanas. No entanto, na semana passada, a Bielo-Rússia anunciou a proibição da entrada de funcionários de alto escalão da União Européia e dos Estados Unidos. Em maio, Lukashenko ameaçou apelar contra a proibição das viagens no Tribunal Europeu de Direitos Humanos.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Cidadão Repórter

Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro

ACESSAR

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
Play

Vídeo: Mulher morre após cair de escada no dia do próprio aniversário

Play

Praias ficam cobertas de neve durante inverno nos EUA; assista

Play

Avião capota durante o pouso e deixa pelo menos 8 feridos

Play

Marçal encontra Trump após posse e faz apelo; assista

x

Assine nossa newsletter e receba conteúdos especiais sobre a Bahia

Selecione abaixo temas de sua preferência e receba notificações personalizadas

BAHIA BBB 2024 CULTURA ECONOMIA ENTRETENIMENTO ESPORTES MUNICÍPIOS MÚSICA O CARRASCO POLÍTICA