MUNDO
Homens armados assassinam 12 indígenas no sudoeste da Colômbia
Por EFE
26/08/2009 - 17:53 h
Doze indígenas awá, entre eles quatro crianças, foram assassinados nesta quarta-feira, 26, por desconhecidos em um posto de controle do departamento de Nariño, sudoeste da Colômbia, informaram fontes aborígines.
Uma comissão de investigação da mesma etnia acompanhada de promotores estabeleceu o número exato de mortos, que inicialmente tinham sido reportados como oito.
"Entre as pessoas assassinadas estão quatro crianças, uma delas de um ano", informou o relatório da comissão enviado à Organização Nacional Indígena da Colômbia (Onic).
O secretário-geral do organismo, Luis Fernando Arias, explicou que o massacre "foi cometido por homens armados e uniformizados", em um posto de controle de Gran Rosario, entre os municípios de Barbacoas e Tumaco, cerca de 700 quilômetros ao sudoeste de Bogotá.
"Não há certeza de que grupo cometeu o massacre", em jurisdição da pequena localidade de El Diviso, acrescentou Arias, que disse que nessa região "há presença de paramilitares e de todos os grupos ilegais e a Polícia".
Ao local do massacre se dirigiram os funcionários da Promotoria para fazer o levantamento legal dos corpos, acompanhados de patrulhas do Exército e da Polícia, diante da presença dos grupos armados, acrescentou Arias.
A fonte ressaltou também que não foi possível estabelecer se há outras pessoas feridas no lugar.
O secretário da Onic ressaltou que um dos mortos de hoje, Tulia García, "denunciou recentemente" o assassinato do marido, Gonzalo Rodríguez, em 23 de maio, na mesma região, "aparentemente por parte de supostos membros do Exército".
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes