VIAGEM
Líder chinês visita Europa após cinco anos
Líder chinês visita França em meio a questionamentos comerciais
Por *Da Redação
O líder chinês, Xi Jinping, visita a França neste domingo, 5. Em meio a questionamentos da Europa sobre operações comerciais da China. Só nas últimas semanas, a União Europeia (UE) lançou investigações comerciais sobre as turbinas eólicas da China e a aquisição de equipamento médico, e invadiu os escritórios do fabricante chinês de equipamentos de segurança Nuctech como parte de uma investigação sobre subsídios.
“A China é vista cada vez mais como uma ameaça multifacetada em muitas capitais europeias. Mas há divisões na Europa sobre a rapidez e o alcance a seguir na abordagem das preocupações sobre a China, tanto nas esferas econômicas como de segurança”, disse Noah Barkin, membro visitante sénior do Fundo Marshall Alemão dos Estados Unidos, baseado em Berlim.
Xi Jinping visitará França, Hungria e Sérvia. Uma oportunidade para cortejar os seus críticos, mas também para mostrar que, mesmo quando as opiniões estão a endurecer em algumas partes da Europa, outras ainda recebem a China de braços abertos.
O líder chinês deverá encontrar-se com a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, ao lado do presidente francês, Emmanuel Macron, na segunda-feira (6).
Von der Leyen liderou o grito de guerra da UE para “descartar” as suas cadeias de abastecimento da China devido às preocupações sobre a segurança das suas tecnologias-chave, e está a conduzir uma investigação anti-subsídios de alto risco apoiada pela França sobre o influxo de veículos eléctricos (VE, na sigla em inglês) chineses na Europa.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes