MUNDO
México faz maior apreensão de armas de poderoso cartel da droga
Por Reuters
Após intensos tiroteios, o Exército mexicano fez na fronteira com os Estados Unidos o que considera a maior apreensão de armas do país, além de meia tonelada de maconha de um poderoso cartel do narcotráfico, disseram militares de alta patente nesta sexta-feira.
O arsenal --que inclui quase 100 armas como lançador de granadas y metralhadoras, 50.000 cartuchos, 839 carregadores para armas de menor calibre e numerosas granadas-- foi localizado na noite de quinta-feira graças a uma denúncia anônima, em um bairro residencial da violenta cidade de Tijuana.
"Essa apreensão é a maior que já tivemos", disse à Reuters o major do Exército Justo Buenaventura Jaime. "Também é a maior que fizemos da organização Arellano Félix, que à noite recebeu os militares a balas", acrescentou.
Segundo o militar, o tiroteio entre membros do poderoso cartel dos Arellano Félix --também conhecido como o cartel de Tijuana-- durou duas horas e deixou três detidos. Algumas das armas apreendidas estavam banhadas em ouro branco e amarelo e teriam gravados adereços de caubois e de caveiras.
Também foi encontrada meia tonelada de maconha, equipamentos militares e uniformes de várias corporações policiais.
Tijuana, um ponto de tráfico da droga que vai aos Estados Unidos, viu um aumento de assassinatos neste ano por eventos ligados ao narcotráfico.
Em todo o país, mais de 2.500 pessoas foram assassinadas em 2007 por conta da violência do narcotráfico e em 2008 já morreram pelo menos 320 pessoas.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes