Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > MUNDO
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

MUNDO

Nintendo faz mudança estratégica para conquistar público mais amplo

Marca é dona de estrelas como Mario

Por AFP

12/11/2024 - 9:30 h
Nintendo é uma das marcas de games mais populares do mundo
Nintendo é uma das marcas de games mais populares do mundo -

A Nintendo há muito tempo limita suas estrelas Mario ou Zelda aos consoles, mas nos últimos anos está lentamente fazendo uma mudança estratégica para atingir um público mais amplo por meio de filmes, parques de diversões ou outros produtos derivados.

“Há um limite para o número de pessoas no mundo que um console pode alcançar”, reconheceu Shigeru Miyamoto, criador de Mario Bros, em junho, em uma reunião de acionistas da empresa japonesa pioneira em videogames.

Essa mudança estratégica é destacada pela abertura de um museu dedicado à história da empresa no mês passado no Japão e, em 11 de dezembro, um espaço dedicado ao gorila Donkey Kong no Universal Studios Osaka, anunciou a empresa nesta terça-feira (12).

A Nintendo também foi para as telonas: após o sucesso de bilheteria do ano passado de “Super Mario Bros”, o grupo está preparando uma sequência para 2026, bem como um filme baseado no universo Zelda.

“Nos últimos dez anos, houve uma verdadeira guinada de 180 graus” na estratégia da fabricante, diz Florent Gorges, editor e autor de livros sobre a história da gigante japonesa do entretenimento.

De acordo com ele, a relutância histórica da Nintendo em explorar suas licenças foi parcialmente explicada pelo “conservadorismo” da empresa.

“Havia essa cultura de sigilo levada ao extremo na Nintendo, muito relutante em relação a coisas novas”, diz ele.

Além disso, a empresa saiu “consideravelmente castigada no início dos anos 1990 depois de confiar sua licença Mario a Hollywood” para um filme que gerou críticas quase unânimes, acrescenta ele.

Experiências ruins
As sementes dessa mudança estratégica foram plantadas no início dos anos 2000, quando as decepções de dois de seus consoles (o Nintendo 64 e o GameCube) levaram a empresa a um processo de reflexão interna.

Os dois consoles seguintes, concebidos sob essa premissa, serão colocados entre os dois maiores sucessos comerciais da Nintendo: o DS, uma máquina portátil com duas telas, e o Wii, controlado com a ajuda de um controle remoto, que ultrapassaram 100 milhões de vendas cada.

Após o fracasso comercial de outros dois consoles posteriores, o 3DS e, principalmente, o Wii U, Satoru Iwata, o presidente da época, alterou sua estratégia: o objetivo será tornar os personagens da marca conhecidos por todo o mundo, além dos videogames.

A Nintendo então começou a “vender pelúcias e doces, tornando seus personagens presentes na vida cotidiana dos consumidores”, diz Hideki Yasuda, analista da Toyo Securities.

“Vimos os produtos Nintendo inundando os supermercados, quando antes era preciso acordar cedo para encontrar doces” de um de seus personagens, acrescenta Florent Gorges.

"Agência de talentos"
Ao “colocar” seus heróis em todos os tipos de produtos, a desenvolvedora agora se vê como uma verdadeira “agência de talentos” para seus personagens, como Shigeru Miyamoto reconheceu em várias entrevistas.

Às vezes comparada à Disney, a Nintendo criou um modelo diferente da gigante americana, multiplicando as aquisições de franquias para desenvolvê-las internamente, explica o analista Kensaku Namera, da Nomura Securities.

A companhia japonesa continua sendo, acima de tudo, uma empresa de videogames, com mais de 90% de seu faturamento proveniente dos consoles e jogos Switch, diz o especialista.

Para o restante da mídia, a Nintendo “se concentra no que pode fazer sozinha” e colabora com outros atores, como a Universal Studios para as atrações do Mario, e outros estúdios ou cineastas externos para os filmes.

Além disso, o sucesso de "Pokemón" levou a Nintendo a "explorar mais suas franquias”, disse Namera à AFP. “Muitas crianças adoram o Pikachu e compram suas pelúcias, mesmo que não joguem videogames”, explica ele.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Cidadão Repórter

Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro

ACESSAR

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
Nintendo é uma das marcas de games mais populares do mundo
Play

Mulher é presa após protestar sem roupa em universidade do Irã

Nintendo é uma das marcas de games mais populares do mundo
Play

Trump frita batatas no McDonald’s e recebe pedido de brasileira: 'não permita'

Nintendo é uma das marcas de games mais populares do mundo
Play

Casal faz sexo embaixo de escada e causa alagamento em estação de trem

Nintendo é uma das marcas de games mais populares do mundo
Play

Embarcação com 278 passageiros vira e ao menos 78 pessoas morreram

x

Assine nossa newsletter e receba conteúdos especiais sobre a Bahia

Selecione abaixo temas de sua preferência e receba notificações personalizadas

BAHIA BBB 2024 CULTURA ECONOMIA ENTRETENIMENTO ESPORTES MUNICÍPIOS MÚSICA O CARRASCO POLÍTICA