MORTES
Putin pede desculpas por queda de avião no Azerbaijão
Pelo menos 38 pessoas morreram com a queda da aeronave em solo russo
Por Da Redação
O presidente da Rússia, Vladimir Putin, se desculpou junto ao presidente do Azerbaijão pela queda de um avião comercial no espaço aéreo russo. Pelo menos 38 pessoas morreram. Putin não disse que a Rússia seria a responsável.
Putin disse que o "trágico incidente" ocorreu quando os sistemas de defesa aérea russos estavam repelindo ativamente os drones ucranianos. Foi relatado que o avião ficou sob fogo dos sistemas de defesa aérea russos ao tentar pousar na Chechênia, o que o forçou a desviar pelo Mar Cáspio. O avião caiu no Cazaquistão e levava 67 passageiros.
Antes do sábado, o Kremlin ainda não havia comentado sobre o acidente. As autoridades russas de aviação disseram que a situação na região estava "muito complicada" devido aos ataques de drones ucranianos na Chechênia.
Especialistas em aviação disseram acreditar que os sistemas de GPS do avião teriam sido afetados por interferência eletrônica e que ele foi danificado por estilhaços de mísseis de defesa aérea russos.
Os sobreviventes já haviam relatado ter ouvido estrondos altos antes da queda do avião, sugerindo que havia sido atingido por um alvo.
O Azerbaijão não acusou oficialmente a Rússia nesta semana, porém o ministro dos transportes do país disse que o avião estava sujeito a "interferência externa" e foi danificado por dentro e por fora ao tentar pousar.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes