MUNDO
Santiago de Compostela e Orense estão ameaçadas por incêndio no noroeste da Espanha
Por AFP
As dezenas de incêndios que continuam ativos na Galícia (noroeste da Espanha) ameaçavam de novo neste sábado as cidades de Santiago de Compostela e Orense.
O porto de Vigo, que esteve envolto nos últimos dias por uma espessa nuvem de fumaça e cinzas, emanava um forte cheiro de queimado. Vários terrenos devastados podiam ser vistos em torno da cidade.
A Costa da Morte, que fica no norte de Vigo e tem esse nome por causa do grande número de barcos ali naufragados, se encontra cada vez mais afetada pelos incêndios, especialmente as localidades de Dumbría e Cee, afirmou um porta-voz do governo regional galego. Um total de 77 focos - 47 deles sob controle - seguiam ativos na Galícia, segundo o porta-voz. No entanto, as chamas poderiam aumentar devido às altas temperaturas.
Mais de 7.000 pessoas, entre elas 1.400 militares e 400 voluntários, foram mobilizadas para fazer frente aos incêndios, em um dispositivo "sem precedentes", segundo o governo central socialista, e considerado "insuficiente" pela oposição conservadora.
O governo espanhol estima que a onda de incêndios que atinge a Galícia desde 4 de agosto foi "intencional" ou mesmo "planejada". "Foram encontradas bombas incendiárias", disse o porta-voz do governo regional.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes