Busca interna do iBahia
HOME > NOTÍCIAS
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

REABILITAÇÃO

Leo Prates propõe descentralizar as atividades do Cepred

Segundo o parlamentar, não é adequado concentrar as operações da unidade apenas em Salvador

Da Redação*

Por Da Redação*

10/05/2022 - 13:35 h | Atualizada em 10/05/2022 - 13:52

Siga o A TARDE no Google

Google icon
Ex-secretario de saúde da capital baiana, Leo Prates
Ex-secretario de saúde da capital baiana, Leo Prates -

O deputado Leo Prates (PDT), protocolou na Assembleia Legislativa da Bahia, um projeto de indicação ao executivo propondo a descentralização dos serviços do Centro de Prevenção e Reabilitação da Pessoa com Deficiência (Cepred), através de unidades regionais em cidades do interior.

O objetivo, de acordo com o ex-secretário de Saúde de Salvador, é facilitar o acesso de pessoas com deficiência que residem longe da capital ao atendimento oferecido por esta entidade.

Tudo sobre Notícias em primeira mão!
Entre no canal do WhatsApp.

Segundo a proposta apresentada por Prates, atualmente, as pessoas com deficiência no interior da Bahia enfrentam um enorme desafio na busca por atendimento em reabilitação especializada para deficiência física, auditiva, intelectual, com ostomias e múltiplas deficiências, tendo que se deslocar até a capital para ter acesso a estes serviços.

“Tenho rodado pelo interior da Bahia e cheguei a ser recebido por pessoas que me contaram levar mais de dois meses para conseguir uma cadeira de rodas, por impossibilidade de se deslocar até a capita”, explica.

O texto de Prates ainda cita o Estatuto da Pessoa com Deficiência (Lei 13.146/2015), que garante à pessoa com deficiência o direito a vida digna e ao acesso a ações e serviços de saúde, com vistas à atenção integral às suas necessidades, incluindo o diagnóstico precoce, ainda que não definitivo; o atendimento multiprofissional; a nutrição adequada e a terapia nutricional, além de medicamentos e informações que auxiliem no diagnóstico e no seu tratamento.

Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.

Participe também do nosso canal no WhatsApp.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
Ex-secretario de saúde da capital baiana, Leo Prates
Play

Delegada fala sobre operação que desvendou associação criminosa

Ex-secretario de saúde da capital baiana, Leo Prates
Play

Tiroteio em aldeias na Bahia assusta crianças e professores em escola

Ex-secretario de saúde da capital baiana, Leo Prates
Play

Mulher de Guilherme de Pádua desmente amizade com Michelle Bolsonaro

Ex-secretario de saúde da capital baiana, Leo Prates
Play

Dois policiais rodoviários são assassinados a tiros em Fortaleza

x